7 de agosto de 2014

HOMENAGEM - Governador de Mato Grosso e ministro recebem homenagem nos 50 anos da Expoagro

ANDRÉA HADDAD
Redação/Secom-MT
Josi Pettengill/Secom-MT
Governador Silval Barbosa acompanhado do ministro da Agricultura, Neri Gueller, visitam a 50ª Expoagro e recebem homenagens

Orgulhosos por Mato Grosso ostentar pelo terceiro ano consecutivo o título de maior produtor de grãos do país, produtores rurais comemoraram os 50 anos da Exposição Feira Agroindustrial e Comercial de Mato Grosso (Expoagro), durante jantar na noite desta quarta-feira (07.08), no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá. Ao lado do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, o governador Silval Barbosa foi um dos homenageados pelo Sindicato Rural de Cuiabá em função da relevante contribuição do Executivo Estadual na criação e consolidação da maior feira agropecuária do Centro-Oeste.

Silval recebeu a honraria das mãos do presidente do Sindicato, Ricardo Arruda. “É com orgulho que recebo esta homenagem por ter acompanhado a luta e o trabalho conjunto dos ex-presidentes do Sindicato, produtores e representantes de outras entidades para que tudo isso fosse criado. A Expoagro teve papel fundamental para o reconhecido nacional do potencial de Mato Grosso na produtividade de grãos”, frisou.






O governador fez questão de ressaltar o empenho dos produtores mato-grossenses para a conquista da representatividade do estado no primeiro-escalão do Governo Federal. “Com menos de cinco meses no cargo, o Neri Geller já é considerado um dos homens fortes do staff presidencial, bastante elogiado por produtores e lideranças do setor de todas as regiões do país. Em poucos meses, o Geller fez toda a diferença. Parabéns a todos os produtores que contribuem para que o nosso estado seja um dos principais responsáveis pelo superávit da balança comercial brasileira”.






Dizendo-se honrado por ocupar o comando do Ministério em um momento tão oportuno para Mato Grosso, Geller retribuiu os elogios. “Estou orgulhoso por receber esta homenagem do meu povo e fazer parte do grupo que fundou tudo isso, ao lado do pai do Ricardo, Gilson de Arruda (ex-presidente do Sindicato Rural de Cuiabá e um dos cinco fundadores da Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso)”. O ministro anunciou o lançamento do edital do primeiro leilão para o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) do milho da safra 2013/2014, com a liberação de R$ 500 milhões. A expectativa do Mapa é atender a demanda de 10 milhões de toneladas do grão.






O presidente do Sindicato externou a satisfação de cumprir o trabalho que o pai começou. “Ninguém toca um negócio destes por tanto tempo só por vaidade ou dinheiro, temos verdadeira paixão pelo que fazemos, gosto pela criação de gado e produção de grãos”, destacou Ricardo. Seu pai, Gilson de Arruda, demonstrou orgulho com a transformação da Expoagro em um evento popular de entretenimento incluído no calendário anual dos mato-grossenses. “A Exposição é feita em prol do desenvolvimento da agroindústria e pecuária. A demonstração dos equipamentos e produtos nos stands fortalece a troca de informações entre empresários do setor agropecuário e é o primeiro passo para a posterior negociação de compra e venda. Com o tempo, o evento se transformou na Exposição popular incluída no calendário anual de entretenimento do povo de Mato Grosso”. Um exemplo da popularização do local, segundo Gilson, foi a montagem da estrutura do Fifa Fan Fest na Acrimat durante a Copa do Mundo. “Com o mínimo de custo, foi o melhor Fan Fest do Brasil, em torno de 40 mil pessoas passaram por aqui”.

Ele lembra que o terreno da Acrimat foi doado pelo então governador Garcia Neto, após o alagamento histórico do Rio Cuiabá em 1974. “Começamos em Várzea Grande, na avenida da FEB, em um lugar precário, e depois houve a desapropriação da área, estava alagada e só se circulava com bote. O Governo do Estado construiu a arquibancada e nós nos unimos para estruturar e promover os eventos”, recorda Gilson.

Ex-secretário de Estado de Meio Ambiente, o administrador de empresas e produtor rural Vicente Falcão destacou a importância do trabalho do deputado federal Homero Pereira, falecido em outubro de 2013, para o crescimento do agronegócio em Mato Grosso e da Expoagro. “Ele foi um expoente, um grande incentivador do agronegócio no estado. Teve uma atuação de destaque na presidência da Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso (Famato) e, no Congresso, defendia arduamente o setor ruralista”.

A 50ª edição da Expoagro começou em 31 de julho e encerra neste domingo (10.08). O Parque de Exposições Jonas Pinho fica na avenida Beira Rio, bairro Porto, na região central da capital mato-grossense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário