2 de agosto de 2014

Centenário é comemorado com apresentações culturais De esporte à exposições, programação mostra quem foi o marechal


Reprodução


Programação se encerra no Memorial Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, em Mimoso

DA REDAÇÃO

Foi realizada na sexta-feira (01) a solenidade de abertura das atividades em homenagem ao centenário da Expedição Rondon-Roosevelt, comandada pelo Marechal Cândio Mariano da Silva Rondon, ao interior do Brasil. O evento contou com palestras, apresentações culturais e esportivas, e com a presença de cerca de 100 crianças que participam de projetos sociais desenvolvidas pela Polícia Militar. 

O escritor, geógrafo e ex-diretor do Museu Histórico de Mato Grosso, Aníbal Alencastro, falou sobre a importância histórica do Marechal Rondon ao Brasil e, especialmente para Mato Grosso. “Graças ao trabalho de Rondon temos importantes rodovias que cortam o centro e o norte amazônico brasileiro. Pois as rodovias BR-364, BR-163 e BR-070 seguem, exatamente, o traçado das linhas telegráficas de Rondon”, relatou. 

Segundo o escritor, o desbravamento do interior do Brasil também trouxe importantes avanços no cenário cinematográfico, fotográfico e automobilístico de Mato Grosso. “A sua expedição tinha presença de pessoas responsáveis por fazerem o registro histórico de todo trabalho durante a expedição. Assim foram registrados os primeiros contatos com tribos indígenas, além das riquezas da fauna e flora amazônica”, diz. 

Além da palestra, a solenidade contou com apresentações culturais de siriri, cururu, capoeira e, também, de jogos esportivos de basquete, judô e caratê. Conforme o comandante do 1º BPM, tenente coronel Antonio Mario da Silva Ibanez Filho, “o evento é uma forma de fazer com que as crianças e adolescentes, que vivem em situações de vulnerabilidade social, tenham a oportunidade de conhecer mais sobre a história desse mato-grossense ilustre, que foi o Marechal Rondon”. 

Segundo o tenente coronel, atividades sociais como essas, desenvolvidas pela Polícia Militar, contribuem para redução de índices de criminalidade. “É uma forma de essas crianças ocuparem o tempo de forma produtiva, longe das ruas e, consequentemente da criminalidade”. 

A programação segue neste sábado (02.08), com novas partidas esportivas e exposição do acervo de Marechal Rondon, no “Museu da Polícia Militar - Coronel Ubaldo Monteiro da Silva”, situado no 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na Avenida XV de Novembro, em Cuiabá. O encerramento será no domingo (03.08), com o passeio ciclístico entre os municípios de Santo Antonio de Leverger e Mimoso, onde nasceu Rondon. 

Programação

02/08/14 – sábado 
. Local: 1º BPM, Av. XV de Novembro, Porto 
. 07h: Torneio de Judo (projeto social do 1º BPM); 
. 14h: Torneio de karate (projeto social das Bases Beira Rio e UFMT); 
. 20h: final do jogo basquete 


03/08/14 - domingo 
. Local: Trevo de Santo Antônio de Leverger, destino Mimoso; 
. 06h30min - Passeio ciclístico (concentração prévia no 1º BPM, às 5h30min); 
. 12h00 - Encerramento das atividades, no Memorial Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, em Mimoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário