6 de julho de 2014

Fan Fest de Cuiabá tem desenvolvimento sustentável


Lixo gerado durante os eventos é direcionado para cooperativas de reciclagem, que dão destinação ambientalmente correta ao material

NAJYLLA NUNES/CASA DE GUIMARÃES
Especial para a Secopa-MT

Durante esses 24 dias de Copa do Mundo, a FIFA Fan Fest de Cuiabá já transmitiu ao vivo 60 jogos e teve 86 apresentações artísticas. Mais de 220 mil torcedores já passaram pelo local, produzindo, assim, um número superior a 192 mil litros de resíduos. 

Segundo a empresa S3 Sustentáveis Consultoria Ambiental, responsável pela coleta de lixo na Fan Fest, cerca de 40 pessoas se dedicam à limpeza da área. Ao todo, 250 lixeiras estão espalhadas pelo local para facilitar o descarte do lixo. 

De acordo com Tony Schurig, consultor ambiental da S3, 70% do lixo recolhido até o momento é reciclável. “Mais de 192 mil litros de lixo já foram recolhidos. Desse total, 144 mil litros de lixo é reciclável, sendo apenas 48 mil litros de lixo orgânico, ou seja, considerado rejeito”, explicou. 

Os principais itens coletados são: plástico, papelão e lata de bebidas. O material é direcionado às três cooperativas de reciclagem de Cuiabá, responsáveis por dar uma destinação ambientalmente correta. 

Tony Schurig prevê ainda que até o final do mundial sejam coletados 50% a mais de material do que já foi até o vigésimo quarto dia de Copa do Mundo. “Isso representa 75 mil litros de lixo a ser reaproveitado até o fim do evento”, finalizou. 

SAÚDE 

O médico Fábio Liberali, coordenador da Câmara Temática de Saúde da Secopa, alerta os torcedores para descartarem o lixo em local apropriado, especialmente as latinhas de refrigerante. “O material é cortante e pode ferir alguém se jogada no chão. Logo após o uso, o torcedor deve descartá-la 

Nenhum comentário:

Postar um comentário