11 de junho de 2014

Transformação do aeroporto agrada viajantes em Cuiabá - MT

REDAÇÃO
Secom-MT

A Copa do Mundo em Cuiabá mudou a rotina do aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. Nas ruas do entorno, os vendedores de bandeirolas e bandeiras já ocupam cruzamentos e decoram veículos com as cores do Brasil que, aos poucos, vão sendo perceptíveis na cidade vizinha de Várzea Grande. “Está muito bonito”, comenta o cuiabano Diego de Almeida antes de embarcar para Porto Alegre onde trabalha como assessor parlamentar. 

Ausente há mais de um ano da Capital, Diego conta que gostou do que viu na semana que passou por aqui. “É outra cidade. Deu gosto de ver”, fala referindo-se às obras pelas quais passou até chegar no bairro Boa Esperança, onde residem seus pais. “O aeroporto me chamou a atenção pelo tanhanho e pelos equipamentos. Ficou bonito mesmo”, comentou ao observar os trabalhos finais da Fan zone, espaço da Fifa de 330 metros destinado a ser uma área VIP para o torcedor. O local disponibilizará mesas de jogos como pebolin e botão e videogames, além de um telão e amplos sofás em estilo arquibancada para entreter o viajante enquanto espera pelo seu vôo. 

Mais de 50 pessoas estão empregadas neste trabalho, herança do Festival Mundial da Juventude no Rio, hoje espalhado em todos os aeroportos das cidades-sede. 

O aeroporto, que começou a funcionar em áreas distintas de embarque e desembarque, dobrou de tamanho, ganhou sensores para pouso em condições climáticas adversas. Já opera embarques e chegadas nacionais e inicia sua parte internacional também na quarta-feira. 

“Já estamos com o ‘slot copa’ em funcionamento”, diz um funcionário da Infraero que explica o comando “superior”, para integrar os vôos em todos os aeroportos. 

A movimentação por lá é intensa, não apenas de passageiros, mas de funcionários da Infraero. O setor de segurança debate com a empresa responsável a ida de mais homens para assumir funções no embarque e desembarque. No pé da escada rolante já se pode notar grupos de policiais fazendo o policiamento ostensivo. Eles fazem parte da Força Tarefa de Segurança Pública que envolve todos os segmentos da segurança numa única ação. Do lado de fora haverá mais um posto avançado das polícias de Mato Grosso. 

Na sala da Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), o próprio coordenador Denis Pereira Nardes comanda o plano de contingência que vai levar fiscais como Leonildo Alves da Guia e Joelso Alberto Nino da Silva a manterem plantões de 24 horas, se revezando com outros fiscais para atender qualquer ocorrência. 

A movimentação no aeroporto Marechal Rondon chama a atenção das jovens Natanna e Laena que trabalham em uma lanchonete. Mesmo com um contrato temporário de 3 meses elas dizem que estão adquirindo experiência. 

O professor aposentado Antonio Luiz Anhaia também está se beneficiando do trabalho temporário durante a Copa. Ele recebeu informações sobre primeiros socorros, mobilidade urbana, turismo e atendimento para atuar como um dos voluntários da Fifa na recepção ao turista. “Vamos dar o primeiro atendimento e orientar os que chegam, não conhecem a cidade e nem falam nossa língua”, explica.

Galeria de Fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário