8 de junho de 2014

OMS cobra de turistas vacinação para evitar transmissão em Mundial


Mesmo com o risco improvável, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou com dois meses de antecedência os torcedores que viajarão ao Brasil para o Mundial que comprovem se têm as vacinas em dia para evitar doenças infecciosas. Os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver (Canadá) e a última Copa realizada na África do Sul, ambas em 2010, ficaram associados a surtos de sarampo em vários países, inclusive no Brasil.

O médico pediatra Sylvio Monteiro de Barros alerta para o cuidado com as crianças, pois elas são mais vulneráveis por terem um sistema imunológico mais delicado que o dos adultos.
“Pode acontecer de um adulto estrangeiro que não está doente contaminar crianças saudáveis por portar o vírus em seu corpo, como o exemplo de vários tipos de meningite que não existem no Brasil”, explicou.

Sylvio acredita que os governos não fizeram os esforços necessários para orientar a população quanto à importância de imunização e deveriam ter alertado sobre a possível troca de vírus com os estrangeiros. “Quem nunca teve contato com um vírus específico pode sofrer estragos muito grandes porque o corpo não tem a proteção necessária. Nós indicamos que todos se vacinem e evitem contato direto com os estrangeiros, como beijos, por exemplo”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário