17 de junho de 2014

Índios assistem jogo hoje na Arena





Índios chegam nesta terça para assistir jogo na Arena e serão recebidos no Centro Aberto de Mídia às 13h

Nessa terça-feira (17), às 13h, o Centro Aberto de Mídia de Cuiabá (CAM) recebe indígenas das tribos Pareci e Bakairi para a inauguração oficial da mini Arena Pantanal, novidade que o espaço reserva para jornalistas e convidados.

No local, os índios da tribo Pareci devem fazer uma breve apresentação da modalidade esportiva muito comum na aldeia, o Futebol de Cabeça. A regra, no geral, é bem simples, é válido apenas toque de cabeça. O objetivo, como no vôlei, é deixar a bola cair no chão do campo adversário ou impedi-lo de mandar a bola de volta.

Logo após a vinda até o CAM, todos seguirão até a Arena Pantanal para assistirem a partida Coreia do Sul x Rússia, a convite da Fifa. Ainda no CAM, está programada uma disputa entre torcedores sul-coreanos e russos que vieram até Cuiabá assistir o jogo.

Nações indígenas na Arena: 

Pareci: A primeira referência dos índios Pareci foi no século XVII. Na época, bandeirantes paulistas vararam os sertões na área que hoje é o estado de Mato Grosso, à caça de índios – prática que aliaram à exploração das riquezas minerais da região.

Bakairi: Antes das rodovias, era a tribo que controlava o acesso das expedições científicas ao alto Xingu, onde parte deles morava. Hoje vivem no sudoeste dessa área, como pescadores e agricultores, sobretudo “mandioqueiros”, como os demais Karib.

Nenhum comentário:

Postar um comentário