8 de junho de 2014

Delegacia do Turista está em atividade na Prainha em Cuiabá


LUCIENE OLIVEIRA
Assessoria/PJC-MT

O turista nacional e estrangeiro que necessitar de atendimento policial pode procurar a Delegacia do Turista, no centro da Cuiabá. A unidade da Polícia Judiciária Civil já está em atividade para dar apoio ao cidadão brasileiro e de outros países que virão para Capital assistir um dos quatro jogos da Copa do Mundo, que inicia no dia 12 de junho. 

A delegacia é uma das unidades da Central do Turista composta pela Delegacia do Consumidor, Delegacia do Turista, Marcas e Patentes e Plantão de Línguas. A Central está em funcionamento na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), em Cuiabá, mesmo prédio da Delegacia do Consumidor, com estrutura de 40 investigadores, 5 delegados, 11 escrivães e 5 viaturas, sob a administração da delegada Ana Cristina Feldner, que acumulará as funções no período do mundial. 

Durante inauguração da Central, na tarde de sexta-feira (06.06), o delegado geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, disse que a Delegacia do Turista foi criada por lei e está inserida dentro da estrutura da Instituição, portanto não será desativada após a Copa do Mundo. "Esperamos que isso não aconteça mas, caso o turista se envolva em alguma ocorrência, ele será encaminhado para a Delegacia do Turista onde uma equipe pré-selecionada, treinada e qualificada dará o primeiro atendimento e cumprirá com todos os procedimentos protocolares como, por exemplo, avisar as embaixadas e os consulados". 

Depois da Copa do Mundo, conforme o delegado geral, a Delegacia do Turista deverá ficar instalada no Aeroporto Internacional Marechal Rondon. "A Delegacia do Turista é uma realidade dentro do planejamento da Polícia Judiciária Civil e depois da Copa ficará instalada no Aeroporto e lá realizará o atendimento ao turista que chegar em nosso Estado", declarou. 

A delegada responsável pela Central do Turista, Ana Cristina Feldner, disse que a Delegacia, assim como as demais unidades do complexo, funcionará 24 horas para atendimento das ocorrências envolvendo turistas e também os delitos da relação do consumidor. "Vamos fazer toda a comunicação via consulado, embaixada e, se necessário, Polícia Federal. Estamos também em contato com o gabinete Pró-Copa e já estamos em funcionamento", afirmou a delegada. 

Todos os policiais lotados na Central estão qualificados para o atendimento em inglês, espanhol e japonês. Os servidores irão trabalhar em regime de plantão para, além de prestar todo o atendimento aos turistas, dar apoio as demais delegacias de polícia, nos casos envolvendo estrangeiros, atuando como intérpretes. "A Polícia Judiciária Civil entende que seriam todos os turistas, todos aqueles que não têm residência na Grande Cuiabá serão atendidos por esta Delegacia", pontuou a delegada Ana Cristina. 

Além da delegada, os delegados Divina Aparecida Vieira Martins da Silva, de Rondonópolis, Maurício Hoette, de Juscimeira, Marcelo Carvalho, de Marcelândia, Alexandre Franco de Morais, de Tangará da Serra e Lindomar Aparecido Tofoli, da Delegacia de Entorpecentes, atuarão como delegados adjuntos na Central do Turista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário