19 de junho de 2014

Comunidade muçulmana recebe turistas com informação e tecnologia

CAROLINE LANHI

Redação/Secom-MT
Mayke Toscano/Secom-MT
Sheik Omar Omama espera aumento no número de turistas muçulmanos para o próximo sábado (21)
100 mil livros e cartilhas serão distribuídos pela Sociedade Mulçumana de Cuiabá 
Os turistas islâmicos – ou não – que passarem por Cuiabá durante da Copa do Mundo de 2014 não terão dificuldades para encontrar a Mesquita de Cuiabá, que abriga a Sociedade Beneficente Muçulmana da capital. Há uma semana membros da comunidade realizam ações no comércio e hotéis da cidade para distribuir material informativo sobre o Islam. Quem preferir a internet ao papel pode aderir a aplicativos para smartphones e guias eletrônicos com informações sobre as mesquitas e horários de oração em cada cidade sede.


  
A expectativa é que o número de turistas muçulmanos em Cuiabá seja maior no final de semana, já que Bósnia e Nigéria vão jogar na Arena Pantanal, no sábado (21.06). Nos dois países, o Islam é a religião que predomina entre a população. Além deles, outras quatro seleções que disputam o Mundial no Brasil representam países com número significativo de muçulmanos: Argélia, Camarões, Costa do Marfim e Irã.

 
Desde o início do Mundial, a Mesquita de Cuiabá vem recebendo visitantes de diferentes países, principalmente Rússia, México, Estados Unidos e Inglaterra, conta o sheik Omar Omama, líder religioso da comunidade muçulmana de Cuiabá. Parte destes turistas é de apenas visitantes, pessoas que não são muçulmanas, mas desejam saber mais sobre a religião ou conhecer a mesquita.

 
Para melhor atende-los foi instalada uma tenda na Avenida Coronel Escolástico, nº 466, próximo à Mesquita, para distribuir material gráfico, guias e livros sobre o Islam. Um grupo formado por oito membros da sociedade muçulmana de Cuiabá circula pela região central para deixar o material no comércio e em hoteis. Até o fim do mundial, cerca de 100 mil exemplares serão distribuídos. Entre tantas cartilhas está o guia produzido pela Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) com informações sobre as cidades-sede, as mesquitas e a cultura brasileira - que também possui uma versão eletrônica.

 
Além de informar os turistas, a sociedade muçulmana de Cuiabá quer aproveitar esse período de troca cultural entre cuiabanos e os viajantes para difundir a religião e

Mayke Toscano/Secom-MT
Material informativo também é distribuído no comércio e hoteis
Material informativo também é distribuído no comércio e hotéis
 esclarecer dúvidas da população sobre o Islam. Membro da comunidade muçulmana de Cuiabá desde que veio fazer doutorado no Brasil, o nigeriano Sikiru Olaitan Balogun, 40 anos, defende que cada um tem o papel de informar e tentar transformar a sociedade. “Sendo muçulmano acredito que tenho a obrigação de divulgar a minha fé e melhorar a sociedade onde vivemos”.


  
Quem aprovou a iniciativa é o consultor de vendas Felipe Ribeiro, 32 anos, que passou pela tenda de livros montada pela comunidade muçulmana e decidiu levar vários exemplares para casa. Para ele, a comunidade está certa em aproveitar este período para dialogar mais sobre a religião, pois durante a Copa as pessoas estão mais abertas às novidades. “Às vezes criamos uma imagem errada sobre determinada religião, por isso essa ideia é fantástica. Eu quero ler todo esse material”, garantiu.

 
Mayke Toscano/Secom-MT
Mesquita de Cuiabá está aberta para visitantes, brasileiros e estrangeiros
Mesquita de Cuiabá está aberta para visitantes, brasileiros e estrangeiros
Facilidades - A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) desenvolveu um aplicativo para smartphones, oSALAM BRAZIL , com informações para os turistas muçulmanos que estão pelo Brasil para a Copa do Mundo. Por meio do aplicativo o usuário tem acesso a informações como: horário de orações, locais de mesquitas, telefones e endereços úteis, localização dos estádios, tabela de jogos e dados sobre o Brasil. A ferramenta tem ainda uma bússola, que mostra a direção da Sagrada Mesquita.


  
“Ficou muito legal. Com certeza muita gente vai procurar informação pelo aplicativo”, avaliou a professora de árabe, Limia Ali, 50 anos. O app está disponível para o sistema Android e é gratuito. Além dele, o turista pode contar com o serviço de informação via telefone também disponibilizado pela Fambras. Com o SALAM LINE, o visitante consegue as mesmas informações disponíveis por meio do aplicativo. Basta ligar para o número 0800.718.62.45. A ligação é gratuita e o atendimento é em árabe ou inglês.

 
A Assembleia Mundial da Juventude Islâmica também investiu em tecnologia e criou um aplicativo - gratuito e desenvolvido para o sistema Android- para ajudar os turistas. Outra alternativa é o hotsite do projeto “A paz é a mensagem do Islam”, que traz informações da Copa e sobre a religião.

 
Sobre a Mesquita de Cuiabá - A Sociedade Beneficente Muçulmana de Cuiabá foi fundada em oito de abril de 1972 e teve a Mesquita inaugurada em 1978. Hoje, segundo o líder religioso Omar Omama, a sociedade conta com 200 famílias membro. Mas ao contrário do que se imagina não é preciso ser muçulmano para visitar o local, basta chegar na mesquita nos horários de oração ou agendar uma visita pelo e-mail sbmc@islamcuiaba.com . Conheça mais sobre a comunidade pelo site www.islamcuiaba.com .



Galeria de Fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário