25 de maio de 2014

Viola de Cocho é destaque na Expo Mato Grosso


O cuiabano Duílio Sampaio, que reside em Várzea Grande, mostrou o dom passado por gerações, na feira de expositores que divulgou o potencial econômico

O Cuiabano que reside em Várzea Grande há mais de 40 anos atua com o artesanato desde 2012, mas somente há quatro anos descobriu que tem o dom para a produção da arte regional. Algo que para ele não é de se estranhar, pois seus ancestrais fazem parte da história iconográfica cultural de Mato Grosso.

“Eu já fui piscicultor, agricultor e até garimpeiro. Hoje me descobri como artista e compreendo que está no meu sangue, pois meus ancestrais já usavam esses utensílios, como gamela, pilão, carro de boi, canoa, bem como a Viola de Cocho. Meu bisavô, já falecido, há 98 anos já reunia as parcerias para tocar a Viola de Cocho em Várzea Grande e ensinou meu avô a fazer o instrumento”, destacou Duílio. 

O artista ainda conta que seu avô foi um dos maiores cururueiros de Várzea Grande e no município de Nossa Senhora do Livramento, conhecido como Dito de Calu. Benedito Antunes de Almeida Sobrinho era um artista completo, com domínio na voz e no instrumento. 

Conceituado, ele deixou como herança a composição de mais de 40 toadas, que são as letras tocadas na trova do Cururu, “que é uma expressão de sentimento. Então se a pessoa não entender a história daquele cururueiro, não compreenderá o que está sendo cantado e vai achar apenas uma barulheira como muitos mal interpretam”, explica.

Duílio cita como exemplo o tio dele, da geração de seu avô, que na juventude dele era comum se fazer toada para cortejar a pessoa amada ou deixar um recado. Conta que o tio fez o pedido de casamento com uma toada tocada a ela, e outra ao pai da qual hoje ele é casado há 47 anos.

O grande Encontro

“Foi uma grande oportunidade para mostrar aos representantes de outros municípios o que nós temos de valor, principalmente na parte de artesanato, dando destaque especial à rede várzea-grandense e à fabricação da Viola de Cocho ao vivo. Foi uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais de cultura, Turismo e Ação Social”, pontuou o secretário de Cultura do município, Edmilson Maciel, quanto ao evento que aconteceu paralelo ao “31º Encontro de Prefeitos Mato-grossenses”, realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em parceria como Governo do Estado, Assembleia Legislativa (AL), com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

O tema proposto no Encontro foi “Municípios Fortes, Mato Grosso Sustentável”, onde além de apresentar o potencial econômico das gestões municipais com 61 estandes na Expo Mato Grosso, premiou cinco municípios com o prêmio “Prefeito Empreendedor”, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), à projetos que resultaram mensuráveis estímulos ao surgimento e desenvolvimento de empresas de pequeno porte, empreendedor individual e pequenos produtores rurais, contribuindo para o crescimento econômico e social de cada um deles.

Também foram discutidas as melhorias e avanços em todos os setores dos 141 município, destacadas com palestras, debates e painéis, com a participação de representantes dos poderes constituídos, bem como nos demais eventos paralelos, tais como o 5º Workshop de Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo e o 13º Encontro de Primeiras-Damas. O 4º Encontro Sul Americano de Cultura Popular foi outra ação paralela que mostrou as expressões regionais do Estado, num intercâmbio entre Brasil, Argentina, Chile e Paraguai.

- See more at: http://www.24horasnews.com.br/entretenimento/ver/viola-de-cocho-e-destaque-na-expo-mato-grosso#sthash.rGq68nTN.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário