22 de maio de 2014

Estádio oferece um novo espaço para lazer em Cuiabá


Obra requalifica espaço urbano com muito verde e várias opções de uso

Assessoria/Secopa-MT

Edson Rodrigues/Secopa
Jovens aproveitam área de lazer da Arena Pantanal

Com bosque e equipamentos de lazer, a Arena Pantanal tornou-se um importante ponto de diversão para comunidade cuiabana. Espaços para caminhar, andar de skate, patins, bicicleta, correr ou apenas passear e um lago artificial são itens reunidos em uma ampla área que integra o complexo, um legado para a população. Após a Copa também estarão em funcionamento um restaurante, museu do futebol, quiosques para choperia, passarelas e uma escalinata (lances de escada). 



Os fins de tarde tornaram-se mais agradáveis tendo o local como uma opção a mais de lazer na capital para a população do entorno do estádio. “O empreendimento que foi pensado com esmero, desde o paisagismo até os detalhes será uma referência de equipamento público. Praticar esportes, assistir a jogos de futebol, shows, seminários, feiras, conferências, tomar um chope com amigos, levar as crianças para brincar, andar de bike ou skate, almoçar ou jantar no restaurante apreciando a maravilhosa vista da Arena, do bosque ou lago”, detalhou o projetista Sérgio Coelho, sócio-fundador da GCP Arquitetos. 

Ao lado do estádio, há também outras opções esportivas, como Ginásio Aecim Tocantis, por exemplo, onde são realizadas competições de basquete, vôlei e futsal. Outro ponto interessante é que, além do verde da membrana da fachada lateral, há muito verde dentro e fora do estádio, fazendo do empreendimento um parque.

“As vantagens de estabelecer um parque são inúmeras considerando as altas temperaturas de Cuiabá. A grande presença arbórea propicia um microclima mais agradável em termos de temperatura e umidade, além de permitir melhor retorno das águas pluviais ao lençol freático, pois as árvores, através de seu sistema de raízes, também atuam como reservatórios de águas e canais naturais de drenagem. O valor deste paisagismo é amplo, mas com certeza também pensamos na beleza cênica das árvores e suas floradas”, explicou a diretora-executiva da GCP, Alessandra Araújo, responsável pelas ações de sustentabilidade. Foram plantadas aproximadamente 2.500 árvores, além do bosque que foi preservado.

As ações de sustentabilidade empregadas no estádio, como reaproveitamento de água da chuva e uso de lâmpadas de LED, permitirão a redução no consumo de água de 35% e aproximadamente 18% de economia de energia.

“Vejo a obra Arena Pantanal como um marco para a cidade de Cuiabá, não somente por sua imponência, mas também como uma Arena planejada e construída para ser um modelo de sustentabilidade no estado do Mato Grosso. Sem dúvida foi meu maior projeto e maior desafio”, afirmou Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário