11 de maio de 2014

ATER E TURISMO RURAL NA AGRICULTURA FAMILIAR




Acessar esta categoria
Políticas Públicas

Principais políticas e programas voltados para o desenvolvimento da atividade turística na agricultura familiar.

As recentes discussões acerca do espaço rural brasileiro têm enfatizado cada vez mais a importância das atividades não-agrícolas na composição da renda de milhares de agricultores familiares. No caso específico da atividade turística, ressalta-se que esta, além de sua reconhecida capacidade de geração de emprego e renda, possibilita agregação de valor à produção agrícola ou artesanal, preservação do meio ambiente e valorização das culturas locais por meio do resgate do modo de vida camponês.

No entanto, apenas o potencial da agricultura familiar brasileira de contribuir para a diversificação da oferta turística aliada ao aumento da demanda pelas áreas rurais em busca da tranqüilidade do campo, não tem sido suficiente para superar os desafios colocados por essa nova atividade. A partir dessas considerações, o Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA conduz o Programa Nacional de Turismo na Agricultura Familiar - PNTRAF que tem como objetivo promover o desenvolvimento regional e fomentar as atividades turísticas entre agricultores familiares sempre integrados aos arranjos produtivos locais.


Considerando que, para a implementação do Programa, a Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER configura-se como uma das principais estratégias, foi criada a Rede Temática de Turismo como uma estratégia de articulação entre o MDA e as instituições públicas de ATER com vistas à inserção da agricultura familiar na cadeia do turismo, alinhando-se aos eixos estratégicos da SAF e às políticas definidas pelo Ministério do Turismo.


As principais ações da Rede Temática de Turismo referem-se a capacitação de técnicos e agricultores; elaboração de materiais técnico-didáticos; realização de seminários e oficinas; acompanhamento da estruturação de roteiros e; apoio a eventos como forma de promover os destinos turísticos da Agricultura Familiar e sua produção associada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário