4 de abril de 2014

Plano Nacional de Capacitação para Gestores de APLs


Estão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao Curso Intermediário de Formuladores e Executores de Políticas para APLs

Profissionalizando a gestão dos APLs.

O Plano Nacional de Capacitação para Gestores de APLs

Entendendo a necessidade de profissionalização na gestão de APLs no Brasil, o Grupo de Trabalho Permanente para APLs - GTPAPL por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC apresenta esse projeto para a capacitação na gestão de APLs.

Em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI foi elaborado o Plano Nacional de Capacitação para Gestores de APLs - PNC(saiba mais), todas as informações referentes ao PNC, cursos oferecidos, inscrições e demais detalhes serão tratados exclusivamente na Rede Social dos APLs, plataforma integrante do Observatório Brasileiro de APLs, acesse a comunidade do plano aqui!



O Curso Intermediário de Formuladores e Executores de Políticas para APLs

O curso é destinado a candidatos com ensino médio completo e visa promover o nivelamento de gestores de políticas públicas em termos do aparato conceitual e instrumental necessário para promover intervenções qualificadas no âmbito de APLs.

A carga horária total de 164 horas-aulas, distribuídas em três módulos que compreendem aspectos teóricos e práticos da gestão de políticas públicas em APLs.

O Primeiro módulo destina-se à discussão e elaboração da abordagem conceitual e metodológica sobre arranjos e sistemas produtivos locais; o segundo módulo contempla tanto a análise dos princípios gerais para operacionalização de políticas para APLs, como a discussão de experiências de implementação de políticas nacionais e internacionais de APLs; e o terceiro módulo é composto por disciplinas instrumentais que visam capacitar os participantes no uso de ferramentas de gestão que auxiliem na formulação, implementação e avaliação de políticas para promoção de APLs. 

O Curso será ministrado segundo os conceitos da Web 2.0 utilizando a Rede Social do Observatório Brasileiro de APLs. Ao final do curso o candidato receberá um certificado de conclusão no “Curso Intermediário de Formuladores e Executores de Políticas para APLs” na modalidade a distância, com carga horária total de 164 horas-aulas, emitido pelo Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais – GTP APL.



Vagas
Serão disponibilizadas 30 (trinta) vagas para essa seleção, que serão dispostas da seguinte forma:

a) Preferencialmente uma vaga para cada Unidade da Federação (UF);

b) As vagas remanescentes até o total de 30 (trinta) e aquelas oriundas da falta de indicação ou da não classificação de candidatos de alguma UF serão distribuídas de acordo com a ordem de classificação dos candidatos aprovados.





Pré-requisitos
Poderão se inscrever no processo seletivo aqueles candidatos que apresentarem os seguintes pré-requisitos:
a) Ensino médio concluído;
b) Conhecimentos básicos de informática e de utilização da Internet;
c) Participar direta ou indiretamente de formulação e execução de políticas públicas para APLs no âmbito estadual;
d) Possuir disponibilidade de tempo para cumprir a carga horária total do curso, bem como as atividades previstas; e
e) Possuir acesso à Internet.

Detalhes

O GTP APL realizará uma seleção entre os candidatos interessados, todo o processo ocorrerá através da Rede Social dos APLs. Saiba quais são os documentos necssários para se inscrever no processo seletivo, a equipe de professores e todos os outros detalhes aqui!

ATENÇÃO: As inscrições deverão ser apresentadas ao GTP APL entre os dias04/04/2014 e 18/04/2014.

Links Relacionados




Arquivos relacionados
Arquivos Relacionados Baixar
Conheça o Plano Nacional de Capacitação para Gestores de APLs 

Nenhum comentário:

Postar um comentário