6 de abril de 2014

Livro de Mato Grosso pode ser adaptado para o cinema “Sertão de Sangue”, de Romulo Nétto, despertou interesse em Rodrigo Grota

Divulgação


Grota se interesse pelo livro do mineiro-mato-grossense Rômulo Nétto

ISA SOUSA
DA REDAÇÃO

Recém-lançado, o livro “Sertão de Sangue” (Editora Carlini & Caniato), de Rômulo Nétto, pode ganhar uma versão cinematográfica. O interesse na literatura mato-grossense partiu do cineasta Rodrigo Grota. 

Ainda que mineiro de nascimento, Nétto está em terras mato-grossenses há mais de 30 anos e por aqui já lançou cerca de 10 livros, com previsão de lançar mais oito pelos próximos anos. 

Para um dos proprietários da Editora Carlini & Caniato, Ramon Carlini, a possibilidade de um livro de Mato Grosso ser adaptado para o cinema é mais uma ferramenta para a divulgação do conteúdo produzido por aqui. 




"É de extrema importância para a literatura brasileira produzida aqui no Estado. Se de fato adaptado, vamos trazer mais valor para o setor e mais divulgação. A notícia nos deixou extremamente felizes"
“É de extrema importância para a literatura brasileira produzida aqui no Estado. Se de fato adaptado, vamos trazer mais valor para o setor e mais divulgação. A notícia nos deixou extremamente felizes”, disse. 

Grota, jornalista de formação, realizador de curtas e médias metragens e, inclusive, vencedor de prêmos Kikitos no Festival de Gramado (RS), acredita que Mato Grosso ainda é um cenário a ser explorado. 

“Uma das coisas mais fascinantes no cinema é o poder que uma paisagem tem de representar um sentimento. Nesse sentido, Mato Grosso ainda é consideravelmente novo, repleto de rostos, histórias, sons, imagens que podem gerar muitos e muitos filmes”, afirmou. 

“A nossa intenção, ao promover uma oficina de realização em cinema em Cuiabá, é propiciar uma primeira aproximação a esse universo e tentar encontrar no Estado pessoas dispostas a ingressar nessa aventura contínua que é fazer um filme”, completou. 

Faroeste sertanejo

A obra “Sertão de Sangue” foi publicada em dezembro de 2013 pela Editora Carlini & Caniato. O livro faz parte da série “Faroeste Sertanejo”. 

“Não imaginava escrever um romance neste estilo. Tudo começou com Buritis, primeiro dessa série,. Eu tinha pensado em três livros, mas veio o Sertão de Sangue e depois mais cinco livros. Estou finalizando o sétimo e o oitavo da série”, disse Nétto. 

Na trama, o personagem principal é obrigado a matar 13 pessoas a mando de um coronel. 

A trama é ágil, tem velocidade, e o leitor encontra um Romulo Nétto mais apurado, com trechos sólidos e muito bem compostos. 

Há inspiração em Guimarães Rosa, um dos preferidos do “mineiro mato-grossense”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário