24 de abril de 2014

GTP - INFORMATIVO - APL







NOTÍCIAS

PORTAL BRASIL
Ministério mira parcerias para estabelecer projetos de inclusão produtiva


O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, se reuniu com bancos e agências de fomento para avaliar novas condições de investimentos com o intuito de estabelecer novos projetos de inclusão produtiva. O encontro ocorreu durante o seminário do Sistema Nacional de Fomento e Crédito do Desenvolvimento com a presença de uma série de instituições financeiras e de representantes do governo federal. Durante a ocasião, os participantes puderam conhecer o projeto 'Rotas de Integração Nacional' do ministério e o papel dos bancos de desenvolvimento e das agências de fomento no crescimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs).


ESTADO RS

AGDI promove capacitação para gestores dos Arranjos Produtivos Locais

A Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) realiza, nesta semana, o segundo módulo do Curso de Capacitação para Gestores dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) apoiados pelo Governo do Estado por meio da AGDI. O evento, em sua terceira edição, ocorre nos dias 23 e 24 de abril, a partir das 8h30, na sede da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), em Porto Alegre. A programação inicia com palestra sobre o Projeto de Extensão Produtiva e Inovação e os subprojetos Simbiose Industrial, Produção Mais Limpa, Benchmarking e Radar de Investimentos, ministrada pelos representantes da AGDI Natanael Mücke e Mariana Bonelli


CAPITAL NEWS

APL quer elevar produção de peixes na Grande Dourados ao nível do Paraná

A proposta do APL (Arranjo Produtivo Local) da Piscicultura da Grande Dourados é elevar a produção de peixes na região ao nível de produção do Paraná. “Lá tem produtor colocando 18 peixes por m² de açude”, disse o engenheiro agrônomo Maurício Curi, que faz o trabalho de mobilização dos produtores.A primeira reunião ampliada de trabalho aconteceu na manhã de terça-feira, na sede da Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária), com representantes da Prefeitura de Dourados, Sebrae/MS e Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção e do Turismo), que são os parceiros na implantação do APL.


AGÊNCIA ALAGOAS

APL Horticultura no Agreste promove palestra educativa sobre praga

Em Alagoas, a praga Helicoverpa armigera (de lagartas) tem deixado produtores de hortaliças em alerta, devido aos danos irreparáveis causados às plantações que comprometem toda a safra do período. Em Alagoas, a praga foi identificada inicialmente na região agreste, no cultivo de feijão, amendoim, quiabo e pimentão, estes dois últimos produtos do APL. Na última terça-feira (15), a Associação dos Produtores de Limoeiro de Anadia (ASPROLIMO) e a Associação de Agricultores Familiares Produtores de Hortaliças do Sítio Pé Leve Velho, em Arapiraca, assistiram à palestra conduzida pela gerente de Defesa Vegetal da Adeal, Maria José Rufino, onde puderam conhecer melhor as características da praga.


SEICOM

Empreendedorismo: Confecção criativa fomenta APL de Moda

Aproximadamente 25 empreendedores participaram nos últimos dias 15,16 e 17 de abril, no Espaço São José liberto, do Workshop de Confecção Criativa, ministrado pelo professor mestre em artes Fernando Hage. O evento foi uma das primeiras ações do plano de desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local de Moda e Design, projeto coordenado pela Secretaria de Estado de Indústria Comércio e Mineração (Seicom). Hage disse que o objetivo do workshop é sensibilizar criadores e empreendedores e estimulá-los a desenvolver uma coleção inspirada em motivos amazônicos. “Nosso tema é a diversidade cultural e a inovação. Basicamente o que a gente faz é apresentá-los a elementos culturais e estimular a criatividade através de exercícios coletivos visando criar essa coleção, que poderá vir a ser comercializada através do polo joalheiro”, afirmou o professor.


EVENTOS

TN ONLINE

APL convocará empresas para debater a destinação dos resíduos

Cerca de 500 empresas do setor do vestuário serão convidadas pelo Arranjo Produtivo Local (APL Bonés) para discutir ações da campanha de incentivo à correta destinação de resíduos. O encontro vai ocorrer no dia 24 de abril, na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), a partir das 8h30. A principal questão que será abordada são os marcos legais no tocante às licenças ambientais e o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Os dois documentos são obrigatórios, mas boa parte das empresas ligadas ao setor de confecções não atende essas exigências.


RM VALE TI

1ª Feira de Tecnologia e Inovação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba

A RM Vale TI é a primeira feira de tecnologia e inovação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. O evento está programado para os dias 21 e 22 de maio, no Parque Tecnológico de São José dos Campos. A realização da feira é uma parceria entre o CECOMPI (Centro para Competitividade do Cone Leste Paulista), o APL TICVale, ACI (Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos) e o Parque Tecnológico. Maiores informações podem ser encontradas no site do evento clicando abaixo em saiba mais.


Acesse também:

Contribua com esse informativo! Envie notícias relacionadas ao tema APL para gtpapl@mdic.gov.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário