27 de abril de 2014

Dona Maria do Leite no município de Nobres recebe visita da SEDTUR e UNISOL Brasil




Dona Maria Neli Ramos do Nascimento, apelidada de Maria do Leite, esposa do Sr. Edimar Felix do Nascimento, chegaram na comunidade Água Fria, Distrito da Roda D’ Agua, município de Nobres 14 km de Cuiabá, pela Br 163, recebeu o Agente Técnico Geraldo Lucio da SEDTUR – Secretaria de estado de Desenvolvimento do Turismo juntamente com a Técnica Naja Varley da UNISOL Brasil e Jefferson Borralho do INNOVO no dia 26 de abril de 2014. 

A visita a Dona Maria do Leite e Sr. Edimar, foi seguida de um bate papo com os proprietários apresentação da proposta do Roteiro Integrado de Turismo Rural na Agricultura Familiar, com focos em Agroecologia, Economia Solidária, Economia Ativa, Produção Associada ao Turismo, Turismo com Base Local e ou Comunitária, Gastronomia e Manifestações Culturais, Geraldo Lúcio e Naja Varley falaram sobre o Projeto Bases de Serviços UNISOL Brasil no Território da Baixada Cuiabana, na qual Nobres faz parte e o empreendimento da Dona Maria do Leite está inserida na proposta.

Sr. Edimar nos conta que no ano de 1990, ele deixou um emprego estável de quase 20 anos, tinha algumas economias e resolveu investir na vida do Campo e deixar de ser hurbano para ser rural, daí em diante passou a ser um Agricultor Familiar, adquiriu esta área de 47 ha junto ao INCRA, e atualmente desenvolvem atividades de agricultura, horticultura, fruticultura e pecuária de leite, do leite Dona Maria faz vários derivados, como por exemplo: queijos cabacinha, queijos minas frescal, manteiga caipira, doce de leite, atividades estas que lhe rendeu o apelido de “Dona Maria do Leite”, muito orgulhoso, nos fala do grande Potencial hídrico e natural de sua propriedade, onde ele começou a desenvolver abrir para o Turismo Rural, com várias atividades de lazer, trilhas, banhos, gastronomia e apresentações culturais, ele é um eximio tocador de acordeão, instrumento que conta aprendeu a tocar sozinho, após a morte de seu filho, foi uma espécie de refúgio para preencher o vazio e ausência do filho.


Sr, Fostino, Sr. Edimar, Jefferson e Geraldo 

 Sr. Edimar, Geraldo  Jefferson e Naja Varley, vendo os espelhos fonte de obtenção de energia solar, utilizada na propriedade 


Nenhum comentário:

Postar um comentário