8 de abril de 2014

Central de Associações Rurais de Chapada dos Guimarães - Mato Grosso, recebe Técnicos da UNISOL Brasil


  
Geraldo, Antônio e Eliana

No dia 08 de abril de 2014, a Associação Central de Apoio aos Agricultores Familiares de Chapada dos Guimarães – ACAPAF – recebeu o Coordenador Estadual da Unisol Geraldo Donizeti Lúcio e da Técnica Naja Varley, ambos estiveram reunidos com o Presidente da ACAPAF Sr. Antonio José L. Filho e com a Secretária Executiva Sr. Eliana L. dos Santos.

Na oportunidade, Geraldo fez algums exclarecimentos e nivelamento sobre a UNISOL Brasil e a Base de Serviços da baixada Cuiabana, segundo Antônio a Central foi criada no ano de 2012, e desde então vem realizando um trabalho de apoio as associações filiadas que atualmente somam um total de 16 associações que estão legais, sendo que no município de Chapada dos Guimarães existem mais de 50 associações criadas, porém necessitando de acompanhamento.

Geraldo Lúcio abriu o site da UNISOL Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) e mostrou que a instituição é uma associação civil com fins não econômicos, de âmbito nacional, de natureza democrática, cujos fundamentos são o compromisso com a defesa dos reais interesses da classe trabalhadora, a melhoria das condições de vida e de trabalho das pessoas, a eficiência econômica e o engajamento no processo de transformação da sociedade brasileira com base nos valores da democracia e da justiça social.

A Técnica naja Varley falou sobre as Bases de Serviço são institucionalidades que prestam um ou mais tipos de serviços de apoio aos processos produtivos e comerciais dos empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária. Podem ser ONGS, cooperativas de trabalho, e universidades, que podem atuar tanto no recorte de territórios, como em escala estadual, Naja disse ainda que a Base de Serviço da UNISOL Brasil no Mato Grosso está sendo desenvolvida nos municípios de Cuiabá-MT, Acorizal, Barão de Melgaço, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande e Planalto da Serra.

Na oportunidade Geraldo Lúcio que também é Agente Técnico da SEDTUR,  falou sobre o Turismo Rural na Agricultura Familiar, produção associada ao turismo e caminhadas na natureza como fatores de desenvolvimento local e regional, de forma solidária, Economia Criativa  e responsável e sobre a realização do 1º FÓRUM REGIONAL DE TURISMO RURAL E AGRICULTURA FAMILIAR DA BAIXADA CUIABANA, que a princípio está marcado para o dia 25 de abril, sujeito ainda a mudança de data.  O Fórum será realizado pela ASFACG e Empresa Martins Turismo e contará com o apoio da SEDTUR, SEDRAF, SEMA, UNISOL BRASIL, EMPAER, CONSORCIO REGIONAL, SICRED, BANCO DO BRASIL, PREFEITURA, CÂMARA, AMM, MDA, MAPA, ASSOCIAÇÕES DE PRODUTORES RURAIS, SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS e demais parceiros, a estimativa é de se tenha entorno de 300 participantes.

No final ficou marcado uma reunião maior para o dia 11 de abril (sexta feira ) para cadastramento e melhores exclarecimentos com os 16 presidentes das associações filiadas a ACAPAF, as 9 hs na sede da referida Central.

  






Nenhum comentário:

Postar um comentário