15 de março de 2014

Programa FIFA 11 começa nas escolas de Cuiabá


PATRÍCIA NEVES 
Assessoria/Seduc-MT

Patrícia Neves / Assessoria Seduc-MT
Programa foi lançado nesta quarta-feira (13.03)

Nas próximas 13 semanas os professores da rede estadual e municipal de Cuiabá vão iniciar as atividades delineadas pelo Programa FIFA 11, que associa práticas educativas e desportivas. O objetivo do programa é encorajar a atividade física e promover hábitos saudáveis nos estudantes de 10 a 12 anos e o lançamento oficial das atividades foi feito na tarde desta quarta-feira (13.03) no auditório da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT). 

O Programa FIFA 11 será desenvolvido nas 12 cidades sede da Copa do Mundo no Brasil e conta com a colaboração dos Ministérios da Saúde, Educação e Esportes, além da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Governo do Estado de Mato Grosso e Prefeitura de Cuiabá. “A preocupação da FIFA é plantar uma semente e possibilitar motivação a esses estudantes. Um projeto piloto foi desenvolvido em Curitiba e posteriormente ampliado. E nós usamos para essa prática um espaço formativo, um ambiente preparado”, pontua o coordenador médico local da FIFA em Mato Grosso, Haruki Matsunaga. 

Em Cuiabá, 11 escolas - cinco estaduais e seis municipais – participam do Programa. No total, 22 professores foram capacitados pela FIFA para ministrarem as aulas duas vezes na semana, intercaladas em períodos de 45 minutos, como em um jogo de futebol. Cada um desses períodos recebeu uma denominação (Jogue Futebol e Jogue Limpo) e privilegiam o trabalho desenvolvido em equipe. “Primeiramente participam de um jogo de futebol e na sequência práticas educativas de saúde serão debatidas”, explica o professor de Educação Física, Willian Gringo. Entre os dias 10 a 14 de fevereiro ele participou em Brasília do treinamento para ministrar as atividades, com carga horária de 40 horas. 

“A dinâmica é atrativa. Estimula a criança, além de trabalhar a questão dos gêneros já que meninas e meninos vão atuar conjuntamente. O programa trabalha como pilares formadores a educação, saúde e esporte”, avalia a diretora Hélia Ormond, da Escola Estadual Maria Hermínia Alves, do bairro CPA IV. Discutido durante a Semana Pedagógica na unidade, o programa foi bem avaliado pela equipe e será ampliado a todas as turmas da unidade escolar. 

A assessora especial da Seduc, Silbene Santana de Oliveira, relembrou a consonância das ações do FIFA 11 ao programa Saúde na Escola. “Esse é um programa que trabalha com a conscientização e mudança de estilo de vida que se articula perfeitamente com o Saúde na Escola. Esporte é saúde! E posso afirmar que foi um gol de placa a utilização dos elementos que compõem uma partida de futebol, os 11 jogadores, dois tempos de 45 minutos, a paixão que une homens e mulheres de todas as idades, línguas, cores, culturas na luta pela saúde”. 

Participaram da solenidade o vice-presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE-MT) Carlos Caetano; vereador Allan Kardec , presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Vereadores; representantes da Assembleia Legislativa; o secretário adjunto de Assuntos Comunitários da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social, Benjamim Franklin Lira; diretor do Hospital Júlio Muller, Francisco Souto; o secretário municipal de Saúde de Cuiabá, Werley Peres, além de professores da rede estadual e municipal, alunos e servidores da Secretaria de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário