18 de fevereiro de 2014

UNISOL Brasil apresenta logotipo comemorativo de seus dez anos de fundação



Selo homenageia o dez anos de fundação da UNISOL Brasil e também o Ano Internacional da Agricultura Familiar

Na sexta-feira (7/2), a UNISOL Brasil apresentou em Feira de Santana (BA) o logotipo comemorativo dos 10 anos da Central de Cooperativas. A apresentação foi realizada durante o encontro organizado na Universidade Federal do Recôncavo Baiano para discutir a criação da UNISOL Bahia e que contou com a participação de 30 organizações da economia solidária.

“Os dez anos da UNISOL representam uma conquista dos trabalhadores. Temos conseguido organizar empreendimentos no campo e na cidade”, destacou Arildo Mota Lopes, presidente da Central de Cooperativas.

De fato, a história da UNISOL Brasil se confunde com a história do desenvolvimento da Economia Solidária na última década. Nesse período, a Central de Cooperativas participou diretamente das lutas políticas que resultaram em marcos regulatórios como as novas regras para as cooperativas de trabalhadores, a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (que beneficiou cooperativas de catadores) e programas de fomento como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Também merece destaque a articulação para aproximar órgãos públicos e empresas privadas das cooperativas e associações de trabalhadores com a finalidade de qualificar, capacitar e tornar os empreendimentos solidários mais competitivos e sólidos.

Segmento que atualmente concentra a maior parte dos empreendimentos da Economia Solidária ligados à Central de Cooperativas (cerca de 80% dos associados), a agricultura familiar foi tema de outro logotipo comemorativo apresentado na data, em alusão à escolha de 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, pela Organização das Nações Unidas (ONU). ”Um dos objetivos para os próximos anos é agregar valor aos produtos agrícolas e gerar renda digna para os trabalhadores”, completa Lopes.

Visibilidade – O Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) 2014 foi instituído pela ONU para aumentar a visibilidade da agricultura familiar e dos pequenos agricultores. É uma forma de focar a atenção mundial no importante papel que o segmento tem na erradicação da fome e da pobreza, na provisão de segurança alimentar e nutricional, na melhora dos meios de subsistência, na gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.

O objetivo do AIAF 2014 é reposicionar a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, identificando lacunas e oportunidades para promover uma mudança rumo a um desenvolvimento mais equitativo e equilibrado.

Devido a essa importância no contexto mundial e nacional e também pelo peso que a Agricultura Familiar tem dentro da UNISOL Brasil, além do selo em homenagem, a Central de Cooperativas também anunciará, em breve, ações específicas para homenagear o segmento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário