17 de fevereiro de 2014

Técnicos da Sema fazem demonstração do e-S@C Cerca de 60 engenheiros florestais vão conhecer as facilidades do sistema lançado no ano passado


MARIA BARBANT
Assessoria/Sema-MT

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) promove nesta terça-feira (18.02), no Auditório Pantanal, uma demonstração sobre um dos serviços disponibilizados pelo órgão aos seus usuários. O e-S@C – Sistema de Atendimento Eletrônico ao Cidadão, que permite o requerimento de serviços (processos) via digital e acompanhamento de seu trâmite através da internet. 

A demonstração, solicitada pela Associação Mato-grossense de Engenheiros Florestais (Amef) irá atender 60 engenheiros florestais (associados da entidade), divididos em duas turmas de 30 pessoas. A primeira turma, das 8h às 12 horas e a segunda, das 14h às 18 horas.

A apresentação será feita por técnicos da Sema – dos setores de Tecnologia da Informação e de gestão do e-S@C -, e visa repassar informações relativas a solicitação de cadastro do responsável técnico, como incluir e acompanhar um processo eletrônico no sistema e ainda tirar dúvidas sobre os procedimentos com os processos eletrônicos.

O serviço, lançado no ano passado tem como objetivo facilitar as ações de tramitação e análises dos processos protocolados na Sema, a prestação e o acesso aos serviços à sociedade permitindo assim, maior agilidade, qualidade e transparência na relação existente entre os usuários dos serviços e o órgão ambiental.

Desde que foi disponibilizado aos usuários, em setembro de 2013, o e-S@C já recebeu 367 processos eletrônicos, entre solicitações de cadastros para responsáveis técnicos, solicitações de Cadastro Ambiental Rural (CAR), Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), Licenciamento Ambiental Único (LAU), entre outros.

Ao todo, 110 responsáveis técnicos já estão aptos a operar o sistema.

Nesse período, das 223 solicitações de cadastro que entraram no sistema, relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), 32 foram deferidas e 81 indeferidas por inconsistências, e o restante, continua em andamento.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda, lembrou o compromisso assumido pela atual gestão de agilizar a tramitação dos processos dentro do órgão, para a obtenção do licenciamento ambiental. “Nossa intenção é otimizar ações de tramitação e análise dos processos, trazendo maior agilidade, qualidade e transparência”, destacou convocando os profissionais a aderirem ao e-S@C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário