17 de fevereiro de 2014

Presidente da Emater mineira assume o comando da Asbraer


Brasília ─ Dirigentes de 20 entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural, além de autoridades do governo federal e parlamentares participaram, nesta quarta-feira (5), da 24ª Assembleia Geral Extraordinária da Asbrer convocada para a posse do presidente da Emater Minas Gerais, José Ricardo Ramos Roseno, no cargo de presidente da Asbraer. A solenidade ocorreu no auditório da Fundação de Seguridade Social (Ceres) e foi um momento em que os participantes homenagearam também o antecessor Júlio Zoé de Brito, pesquisador do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que, agora, passa a integrar a Academia Brasileira da Extensão Rural (Aber).

A assembleia extraordinária elegeu o presidente da Emater do Rio Grande do Sul, Lino de David, vice-presidente da Asbraer, cargo anteriormente ocupado por José Ricardo Roseno. Evair Vieira de Melo, presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, foi escolhido para compor a diretoria da Asbraer como diretor da Região Sudeste. O encontro foi prestigiado pelos deputados Zé Silva, atual secretário de Agricultura de Minas Gerais, e Carlos Magno, de Rondônia, pelo secretário de Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF-MDA), Valter Bianchini; pelo diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, Argileu Martin; do diretor do Departamento de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Fernando do Amaral; do secretário de Cooperativismo do Ministério da Agricultura,Caio Tibério Rocha, e pelo diretor do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade (Depros) do Mapa, José Guilherme Leal; e o presidente da Academia Brasileira de Extensão Rural, Hur Ben Correia da Silva.

Além da recomposição da diretoria, os dirigentes de Ater agendaram para o fim de março ─ dias 26 e 27 ─, a realização da Assembleia Geral Ordinária da Asbraer. A maioria reconheceu que muitos dos atuais presidentes das entidades estaduais poderão perder o cargo ou deixá-lo devido às eleições gerais de outubro deste ano. No cargo de perda do cargos, eles serão substituídos também na Asbraer. As decisões da assembleia ficarão como legado para quem chegar à associação caso ocorram as mudanças previstas.

A Missão Técnica Brasil/México, que ocorrerá de 15 a 27 deste mês, foi discutida pelos dirigentes. O ex-presidente Júlio Zoé de Brito falou a importância das missões técnicas para as relações da extensão rural brasileira com outros organismos internacionais e como espaço de aprendizagem dos dirigentes e técnicos. O México será mais uma dessas experiências. Na última missão à Itália, o encontro da delegação brasileira com a direção da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma. Diante da exposição sobre a extensão rural brasileira, a Asbraer foi convidada, cinco dias depois, para compor a Plataforma da Agricultura Tropical (TAP), criada pelo G20 ─ grupo constituído por ministros da economia e presidentes de bancos centrais dos 19 países de economias mais desenvolvidas do mundo, mais a União Européia.

A regulamentação da recém-criada Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) também ocupou grande parte dos debates entre os dirigentes de Ater. Os dirigentes entendem que é importante haver uma representação mais destacada das entidades estaduais de Ater no comando da Anater. Lembraram que o processo para criação do órgão foi deflagrado em um encontro ocorrido em Sergipe, em 2008. Não fosse a persistência e empenho da Asbraer, provavelmente, a Anater não teria sido instituída.

Fonte:BRASILIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário