28 de janeiro de 2014

Vacinação contra aftosa imuniza 99,4% do rebanho em Mato Grosso


SINARA ÁLVARES
Redação/Secom-MT

Marcos Vergueiro/Secom-MT
Vacinação contra febre aftosa

Na última etapa de vacinação contra febre aftosa de 2013, Mato Grosso imunizou 99,4% do rebanho. Os produtores que não vacinaram o rebanho terão de pagar uma multa por cabeça de aproximadamente R$ 230, além de ter de realizar a vacinação com a presença de técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso ( Indea-MT). A campanha, promovida no mês de novembro, teve o resultado divulgado nesta quinta-feira ( 23.01).

Os técnicos do instituto estão visitando todas as propriedades inadimplentes do Estado, com a exigência de que realizem a vacinação no prazo de 72h, segundo a diretora técnica do Indea e médica veterinária, Daniella Bueno. “A vacinação é obrigatória e a baixa inadimplência é resultado do trabalho de divulgação, educação sanitária e fiscalização do Indea”, avaliou.

Em 1996 ocorreu o último foco da doença em Mato Grosso, que atualmente é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação. Desde 2007 as campanhas têm alcançado taxas superiores a 99%.

“Condição constantemente comprovada pelas ações de vigilância e inquéritos epidemiológicos realizados pelo Indea/MT e Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento). É fundamental o apoio dos produtores rurais que confiam nessa iniciativa para manter seus rebanhos livres da febre aftosa há 18 anos”, frisou a diretora.

O Indea/MT e o Mapa são os órgãos oficiais responsáveis pela regulamentação, divulgação, educação sanitária, controle e fiscalização da vacinação. Porém, cabe ao produtor adquirir e aplicar a vacina. Conforme Daniella Bueno, o combate à doença conta ainda com a parceria de entidades ligadas ao setor pecuário, como a Famato, Acrimat, Acrismat, Sindifrigo, Ovinomat e o Fesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário