17 de janeiro de 2014

Presidente Dilma lança edital da ferrovia em Lucas do Rio Verde no próximo dia 7


Petista inclui na agenda outras atividades, como entrega de patrulhas, lançamento do início do plantio da safrinha, programa do preço mínimo de algodão, inaugura a BRF e visita escolas

Romilson Dourado 

A presidente Dilma Rouseff visita Lucas do Rio Verde, no Médio-Norte, em 7 de fevereiro. O Blog do Romilson apurou com exclusividade que, no evento com várias atividades a serem preparadas para o dia, Dilma vai lançar o edital da ferrovia da Soja ou Ferrovia Integração Centro-Oeste (FICO), trecho que liga Campinorte (GO) a Lucas do Rio Verde. A intenção do Palácio do Planalto é que a concorrência ocorra neste primeiro semestre. A obra está na lista de prioridades.

Na terra do agronegócio, a presidente, seguida por uma comitiva, vai anunciar a chegada de duas ou três patrulhas, com máquinas pesadas, para recuperação de trechos da BR-163 (Cuiabá-Santarém), dará largada para o plantio da chamada safrinha e anunciará um programa para contemplar o preço mínimo do algodão. Está prevista ainda inauguração do complexo industrial da BRF. Dilma quer conhecer também o sistema de ensino da educação infantil em período integral em Lucas, que se tornou exemplo para o país.

Em princípio, numa reunião na semana passada com lideranças mato-grossenses, o ministro Antonio Andrade (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) comuniciou que definiria com a presidente a data em que ela estaria em Lucas. Seria entre 3 e 7 de fevereiro. Depois de ajuste na agenda, veio a confirmação nesta quinta. Escolheu o dia 7 (uma sexta-feira).


Jana Pessôa

Presidente Dilma Rousseff, quando inaugurou o terminal ferroviário em Rondonópolis, em setembro do ano passado, agora retorna ao Estado para, em Lucas do Rio Verde, lançar edital de outra ferrovia 

A ferrovia da Soja ou Fico, cujo edital será lançado pela presidente, prevê extensão de 1.065 km, passando por 16 municípios, sendo 9 de Mato Grosso: Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, Paranatinga, Gaúcha do Norte, Canarana, Água Boa, Nova Nazaré e Cocalinho. Os investimentos estimados são de R$ 6 bilhões. 

Será a segunda visita da petista a Mato Grosso, enquanto presidente da República. A primeira foi em Rondonópolis, em setembro do ano passado, quando inaugurou o terminal ferroviário da Ferronorte, após as obras do trilho avançar em solo mato-grossense cerca de 180 km, a partir de Alto Taquari, divisa com Mato Grosso do Sul e Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário