2 de dezembro de 2013

Inauguração de obras proporciona fluidez ao trânsito de Cuiabá e Várzea Grande


CAROLINE LANHI
Secom-MT


Mayke Toscano/Secom-MT

Governador Silval Barbosa durante inauguração da Trincheira Ciríaco Cândia


O trânsito entre Cuiabá e Várzea Grande ganha mais agilidade e menos congestionamentos com inauguração de duas obras de mobilidade urbana, realizadas pelo Governo do Estado. A trincheira Ciríaco Cândia e a duplicação da ponte Orlando Monteiro da Silva – conhecida como ponte Mário Andreazza – foram oficialmente entregues nesta segunda-feira (02.12) pelo governador Silval Barbosa. As intervenções vão facilitar o tráfego entre o aeroporto, a Arena Pantanal e a rede hoteleira de Cuiabá durante e após o Mundial da Fifa de 2014.

De acordo com dados da Secretaria Extraordinária da Copa Fifa 2014 (Secopa-MT), o fluxo de veículos neste trecho da avenida Miguel Sutil era de aproximadamente 1,7 mil automóveis por hora, o que gerava transtornos para pedestres, motoristas e usuários do transporte público. Com a inauguração da trincheira, os veículos que chegam de Várzea Grande não vão mais pegar a rotatória e podem seguir pelo sentido Centro sem interrupções.

Segundo o governador, as duas obras compõem um conjunto de intervenções nos arredores da Arena Pantanal que vai beneficiar diretamente quem mora, trabalha ou possui empresa na região. A comerciante Divina Ferreira, 63, dona de uma banca de queijo na entrada do bairro Santa Isabel, é um exemplo disso.

Ela teve que sair do antigo ponto de venda para dar espaço às obras de mobilidade. Com a indenização, decidiu adquirir uma sala comercial no mesmo bairro e pretende abrir as portas para a freguesia assim que as mudanças no trânsito forem finalizadas. “Meu empreendimento vai valorizar muito com as melhorias na Miguel Sutil”, comemora. Enquanto as obras no bairro não ficam prontas, ela aproveita para concluir os estudos, paralisados na quinta série do ensino fundamental. Divina procurou a escola pública mais próxima e se matriculou no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Quando abrir minha nova loja, precisarei estar afiada na matemática”, acredita a comerciante.

No discurso, Silval Barbosa destacou os investimentos em obras não incluídos na matriz de responsabilidade da Copa de 2014, mas considerados fundamentais para melhorar a mobilidade urbana de Cuiabá. “Nós nos desprendemos da matriz de responsabilidade e decidimos fazer uma transformação na região metropolitana”, frisou o governador, acrescentando que as parcerias com as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande são fundamentais no processo de modernização do trânsito.

Cidade Industrial – As obras em andamento na Mário Andreazza (MT-444) terão um impacto positivo no desenvolvimento de Várzea Grande. A rodovia está situada em uma das regiões de maior crescimento no município, de acordo com o prefeito Wallace Guimarães, e servirá de acesso às futuras instalações da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que terão campi na região do Chapéu do Sol.

O complexo composto pela trincheira Ciríaco Cândia e duplicação da Mário Andreazza e da ponte sobre o Rio Cuiabá também vai proporcionar mais agilidade, conforto e segurança para quem precisa deixar a região metropolitana rumo ao Norte de Mato Grosso ou entrar em Cuiabá e Várzea Grande.



Nenhum comentário:

Postar um comentário