18 de dezembro de 2013

COMUNIDADE MORRO DO SÃO JERÔNIMO SERÁ PRODUTO TURÍSTICO PARA COPA 2014


Marili Rodrigues, Rozineide Santos,Eliezer Neves, Cíntia Brazão,  Marcelo Lopes, Geraldo Lucio e João Lopes 

No dia 17 de dezembro de 2013, a Associação de Produtores Rurais da Comunidade Morro do São Jerônimo, realizou uma reunião em sua sede com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, ICMBIO e Consultoria Séculos Tour.

A reunião foi para discutir um projeto de Formatação da Comunidade para ser um Produto Turístico tendo em vista a Realização da Copa do Mundo 2014 e Cuiabá ser uma das sub-sedes para o evento.

Estiveram presentes na reunião a Presidente da Associação Rozineide Santos, Marili Rodrigues, José Costa e João membros da Associação o técnico GERALDO Luci o da SEDTUR e Coordenador da Base de Serviços da UNISOL Brasil no Território da Baixada Cuiabana, Eliezer Neves Consultor e diretor da SÉCULOS Tour, Cíntia Brazão Chefe do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, Marcelo Lopes, Ademir Mariano Gestores do Parque N. C. dos Guimarães -ICMBIO.

A reunião definiu uma parceria entre as partes ( SEDTUR, SECULOS TOUR, ICMBIO E ASSOCIAÇÃO) que deverá ser formalizada para que o projeto seja realizado dentro da legalidade.

O principal ícone do projeto será o Morro do São Jerônimo que fica próximo da sede da comunidade permitindo uma subida de uma forma que pode se acessar o topo numa distância de três e no máximo quatro km, serão definidas trilhas de baixo, médio e alto grau de dificuldade, para contemplar todo tipo de turista, por se tratar de uma Comunidade Tradicional, será explorado o fator das manifestações culturais, saberes e fazeres dos agricultores familiar, produção associada ao turismo, levando-se em consideração a nova linguagem da Economia Solidária, Economia Criativa e o Turismo Rural na Agricultura Familiar.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo- SEDTUR, tem um contrato com a Consultoria Secullos Tour Soluções em Turismo, referente ao Programa de Qualidade e Reposicionamento de Produtos Turísticos, nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Santo Antônio do Leverger, e a Comunidade Morro do São Jerônimo município de Cuiabá faz parte deste processo.

Um grande parceiro deste projeto é a Natura Ekos, que construiu um Centro de Múltiplo Uso na comunidade que já está sendo usado para comunidade em atividades, culturais, cursos de capacitação/qualificação, festas, receptivo turístico, saúde, educação, meio ambiente e outras.
Além da base física a Natura estará atuando em outras frentes na comunidade como nos problemas de abastecimento de água potável, qualificação e capacitação afins. 

A Natura Ekos desenvolve ações no Brasil com foco em Responsabilidade Socioambiental, com repartição de benefícios de acordo com a lei de convenção da diversidade biológica, a marca Ekos possui um modelo pioneiro de fazer negócios de maneira sustentável, onde ele desenvolvem produtos que mantêm a floresta em pé, em associação e comunidades rurais, envolvendo várias famílias. 

Dessa maneira, Natura Ekos apóia o desenvolvimento social, o fortalecimento da economia e a sustentabilidade ambiental de todas essas comunidades. Uma rede em que todo mundo ganha. 

De um lado ganham as comunidades tradicionais produtoras dos ativos, pois adquirem uma fonte de renda com a venda dos frutos para a Natura e com a conservação da sua cultura. 

Por outro lado ganha também a floresta, que permanece preservada graças ao manejo sustentável dos ativos. 

Esse é o modo pelo qual a Natura e promove um vínculo entre as comunidades tradicionais, força de vendas, consumidores, ONGs e governo. 

É uma rede viva que respeita a importância de todos e convida cada um a participar do seu jeito. 

No caso da Comunidade Morro São Jerônimo, a Natura estará absorvendo uma ação em que estará extraindo dos moradores locais os saberes e fazeres com relação a Negramina, - vegetação que na cultura \ medicina popular é utilizada para se fazer produtos para pele (Banhos e até para estômago), no caso desta comunidade a Natura não estará explorando a extração ou cultivo da vegetação, somente os conhecimentos com relação ao uso e como pagamento irá usar das prerrogativas da Lei Federal de Responsabilidade Socioambiental, fazendo uma compensação através de investimento em projetos de infra- estrutura e serviços nos setores Econômicos, Sociais e Ambientais. 





























Nenhum comentário:

Postar um comentário