1 de novembro de 2013

Semana tem festival de jabuticaba em Juscimeira - Mato Grosso



O 27º Festival da Jabuticaba começa neste domingo (03.11) e vai até o dia o próximo sábado (09.11), no sítio Colina Verde, na estrada da Cachoeira do Prata, no km 2. 

O evento acontece em Juscimeira, a 130 km de Cuiabá. 

O festival faz parte do calendário festivo do município e conta com o apoio e também organização da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), que presta assistência técnica e extensão rural no sítio, desde a primeira edição do festival em 1987. 

“Em 87, quando começamos o festival, nós tínhamos apenas 70 pés, e hoje contamos 625 pés de jabuticaba. 

Tudo o que eu aprendi a fazer com jabuticaba, nesses 27 anos, foi graças à orientação da Beth da Empaer. 

Foi ela quem me ensinou a fazer a geleia, a processar a polpa, bolo, licor, ela sempre nos incentiva a inventar e explorar receitas novas com a jabuticaba”, ressaltou dona Neuza Schembk (de 63 anos), proprietária do sítio. 

Aproximadamente duas mil pessoas visitaram o festival no ano passado e a preferência de consumo da fruta é na forma in natura. “As pessoas sentem um verdadeiro prazer de colher a fruta no pé.

Pesquisas afirmam que a jabuticaba possui compostos que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, combate os radicais livres, possui vitamina C e do complexo B, ou seja é rejuvenescedora”, destaca a extensionista social da Empaer, Elizabeth Maria Santos.

Fonte: Cristiane Celina (Assessoria/Empaer)


Nenhum comentário:

Postar um comentário