26 de novembro de 2013

Oficina sobre bovinocultura de leite tem foco no aumento da qualidade




Com o intuito de aumentar a produtividade e qualidade do produto produzido, a Oficina sobre a Bovinocultura de Leite acontece nesta quinta e sexta-feira (28 e 29.11), em Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), na comunidade rural Córrego do Campo. As aulas começam às 8h e encerram às 17h. 

Serão abordados os seguintes temas: doenças em bezerros, instalações, boas práticas na pecuária de leite, controle de carrapatos, sistemas de produção de leite, conceitos básicos de nutrição de ruminantes, cuidados no período das chuvas, entre outros. O evento é realizado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 

O palestrante e zootecnista da Empaer, Antônio Rômulo Fava, explica que o objetivo é aumentar a produtividade e qualidade do leite nas pequenas propriedades rurais. Ele destaca que no período das chuvas pode aparecer no bovino leiteiro uma inflamação da glândula mamária, conhecida por mastite, e também o surto da mosca do chifre. Segundo Fava, a interação entre os micro-organismos, as vacas e ambiente, somada à ação do homem e possíveis erros de manejo, criam condições favoráveis à contaminação. 

São dois dias de oficina, com aulas teóricas e práticas. Um dos pontos importantes é o manejo higiênico do Leite e a Instrução Normativa 62, que trata as Análises Microbiológicas para Controle de Produtos de Origem Animal e Água. Na parte prática, vão ser demonstrados os cuidados durante a ordenha (pré e pós dipping, limpeza de tetos e vasilhames), teste de mastite ou mamite, teste de leite ácido, silagem de colostro e mistura de cana-de-açúcar e uréia. 

O supervisor do escritório da Empaer no município, Antônio Claret Filho dos Santos, comenta que vinte produtores rurais de três comunidades vão participar e esclarecer dúvidas com a finalidade de ampliar a produção de leite. 

Mais informações podem ser obtidas no escritório da Empaer pelo telefone (65) 3301-1172.

Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)


Nenhum comentário:

Postar um comentário