28 de novembro de 2013

Matupá Mato Grosso, debate as novas Diretrizes do Setor Turistico

ENCONTRO DE TURISMO

 
  JAIRO PRADELA Secretario da SEDTUR 

Matupá debate as novas diretrizes do setor


JOÃO BOSQUO
Redação \ Secom-MT
Matupá, MT - Teve início nesta quarta-feira (27.11) no município de Matupá (700 km ao Norte de Cuiabá) a quinta a rodada de Encontros de Interlocutores Municipais de Turismo, uma realização do Governo de Mato Grosso, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT). O evento reuniu representantes das prefeituras das microrregiões Portal da Amazônia e do Teles Pires, sendo que 15 municípios foram convidados.


O secretário da Sedtur-MT, Jairo Pradela disse que é mais uma etapa para a regionalização do turismo em Mato Grosso. Nos encontros regionais há uma plataforma de debate para conhecer o potencial turístico de cada região ou cidade e, fundamentalmente, debater as políticas públicas de turismo no Estado de Mato Grosso, quando os municípios apresentam suas demandas com foco no desenvolvimento do turismo nos seus mais variadas matizes, que vão do ecoturismo, pelo grande potencial mato-grossense, turismo rural até o turismo de negócios. Esse perfil quem dita é o próprio município.


Jairo Pradela destaca que o governo tem como meta alinhar as metas dentro das novas diretrizes estabelecidas pelo Ministério do Turismo. O que se quer – dentro dessas novas diretrizes – idealizar e montar um plano estadual de turismo, dentro de um plano estratégico voltado para as próximas décadas. Antonio Pereira Sobrinho, vice-prefeito de Matupá, disse que a reunião é muito importante para a região, por conta do grande numero de rios, assim como trabalhar a questão da rede hoteleira para receber esse publico. “Queremos fortalecer o turismo na região e precisamos aproveitar esse momento que o mundo se volta para Mato Grosso por conta da Copa do Mundo”.

O técnico interlocutor de Turismo da Sedtur-MT, Geraldo Lúcio, apresentou um painel histórico sobre os mapas turístico e as novas diretrizes com objetivo de fortalecer a atividade turística dentro dessa nova visão, que o turismo é uma importante matriz econômica. Participam do encontro em Matupá secretários municipais ligados ao turismo, vereadores da região. Nesta rodada a equipe da Sedtur visitam os municípios polos de São Felix do Araguaia, Barra do Garças e Rondonópolis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário