8 de outubro de 2013

TAPIOCA - PRATO NORDESTINO


http://www.conciergejampa.com.br/ana-celia

Categoria: geral
 
Como guia de turismo em João Pessoa, é comum ouvir histórias e estorias, também muitas conversas perguntas e até respostas sobre a cultura, gastronomia, e tudo que diz respeito aos passeios que guio. Normalmente uma curiosidade da nossa gastronomia desperta o turista que nos visita; A tapioca, o mais tradicionais simbolo da culinária nordestina!
Feita basicamente com a goma da mandioca ela é recheada com coco ralado fresco e queijo qualho, na sua versão mais tradicional, porém a tapioca destaca-se das das outras iguarias típicas pela variedade dos seus recheios que passeiam do doce ao salgado conservando o sabor da goma assada. Da tapioca tambem derivam doces, bolos, bebidas e até sorvete.
Essa é uma iguaria típicamente do norte do país, e chegou a mesa do nordestino mas precisamente em Olinda Pe, através dos índios, que espalhavam a goma sobre uma superfície plana aquecida e essa coagulava-se virando um tipo de grande disco de goma. Já o recheio ficou por conta das mais variadas idéias. Tem de queijo, tem só coco, tem de carne de sol, tem de carne de charque, tem de camarão, tem de chocolate, Romeu e Julieta tem também!
Hoje a tapioca de Olinda tem o titulo de Patrimônio Imaterial e Cultural da Cidade. Mas na realidade seu valor exede a títulos, pois a tapioca pertence ao povo nordestino e a todos que a apreciam e voce pode degusta-la por todo o país.

Ana Célia Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário