23 de outubro de 2013

Sedtur participa de debate sobre o desenvolvimento da agricultura, meio ambiente e turismo na AMM


Assessoria


IV Workshop de Secretários de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo na AMM

Com a proposta de debater temas atuais relacionados a três secretarias estratégicas da administração municipal, a Associação Mato-grossense dos Municípios deu início nesta terça-feira (22) ao IV Workshop de Secretários de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo. O evento reúne cerca de 250 participantes e é promovido em parceria com as secretarias de estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Meio Ambiente, Turismo e Associação dos Municípios com Potencial Turístico.

O workshop, que vai se estender até sexta-feira (25), vai levar aos prefeitos e secretários informações sobre experiências bem-sucedidas nessas áreas, alternativas de financiamentos para os setores, entre outras abordagens. 

IV Workshop de Secretários de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo na AMM

O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, destacou a importância dos três setores para o desenvolvimento dos municípios. Ele lembrou que existem mais de 140 mil famílias que dependem da agricultura familiar em Mato Grosso. Além disso, ressaltou a proximidade da Copa do Mundo, que dará oportunidade para vários municípios mostrarem o seu potencial e belezas naturais. E destacou também a importância do meio ambiente, considerado um setor fundamental para promover o desenvolvimento sustentável. “Os participantes vão trocar experiências, mas o evento também visa resultados, que contribuam para o desenvolvimento dos municípios”, assinalou. 

O vice-governador Francisco Daltro também ressaltou a importância do evento e da parceria com a AMM para promover ações que beneficiem os municípios. “A parceria do governo do estado com a AMM tem dado resultados positivos e temos a compreensão da importância do trabalho conjunto”, ponderou. 

O deputado José Riva destacou o potencial de Mato Grosso, na agricultura e turismo, mas lembrou que os problemas de logística atrapalham o desenvolvimento do estado. Ele frisou que são explorados em Mato Grosso menos de 5% do potencial turístico e que o país tem uma grande dívida com a agricultura familiar. 

O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Meraldo Figueiredo Sá, destacou a parceria com a AMM para realização do evento. Meraldo, que assumiu a Sedraf há nove meses, destacou várias ações desenvolvidas pela secretaria para atender os municípios. Ele disse que para facilitar o atendimento aos municípios vários projetos contam com a parceria dos 15 consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e social que existem em Mato Grosso. 

Já o secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Jairo Pradela, destacou a importância do turismo para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso. “O turismo além de trabalhar as questões ambientais impulsiona a econômica. Podemos ampliar a vertente econômica de alguns municípios investindo e fomentando seu potencial turístico. A Sedtur vem atuando em parceria com os municípios no sentido de fomentar o destino turístico e investindo para melhorar a infraestrutura”, disse o secretário Jairo Pradela. 

A abertura do evento contou também com a participação da deputada Teté Bezerra, do presidente da Empaer, Valdizete Nogueira, do secretário-adjunto da secretaria de estado de Meio Ambiente, Wilson Sanches, do representante do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cleomar Costa, do delegado do ministério do Desenvolvimento Agrário, Nelson Borges, do presidente da Ceasa, Baltazar Ulrich, do representante da Organização das Cooperativas Brasileiras, Moacir Piotto, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário