5 de outubro de 2013

Estado prepara municípios para regionalização do turismo


SÍLVIA DEVAUX
Redação/Secom-MT

Silvia Devaux

Encontro em Tabaporã integram municípios para desenvolvimento do turismo regional


Tabaporã, MT - O 1º Encontro de Gestores de Turismo da Região Noroeste, em Tabaporã, encerra nesta sexta-feira (04.10). Os secretários e dirigentes do turismo de Juara, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte, Juína, Brasnorte, Castanheira, Juruena, Aripuanã e do município-sede promoveram dois dias de debates das estratégias que vão alinhar o turismo na região.

A supervisora de Turismo de Brasnorte, Josineide Alves de Godoy, defende eventos como esses para o fomento do turismo no Noroeste, uma região que abrange a Amazônia Legal, e enfrenta a maior dificuldade para desenvolver o setor. "Esse encontro abre as portas para o novo, o desenvolvimento. Com certeza, Brasnorte vai ganhar muito. Levo daqui visões, amizades e um novo conceito de gestão do turismo".

O secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur/MT), Jairo Pradela, lembrou que, por faltar menos de três meses para acabar 2013, as demandas apresentadas não terão como ser atendidas ainda neste ano. Ele orientou aos gestores que se organizem para que os projetos da região ou de cada município façam parte do planejamento do próximo ano. A partir deste primeiro encontro, os municípios estarão mais preparados para inscrever os projetos do Ministério do Turismo, como o Programa de Regionalização do Turismo.

Além da Sedtur, que trouxe informações sobre o programa do Ministério, orientações de como se inserir no Turismo Rural e ao Cadastur foram repassadas. A Associação dos Municípios Mato-grossense (AMM) também é uma aliada das gestões municipais com consultorias por meio da Associação de Municípios com Potencial Turístico (Amptur). Durante o encontro, a conselheira de Cultura de Mato Grosso, Vanice Marques, falou do desenvolvimento do turismo somado ao desenvolvimento da cultura, da importância da cultura tradicional e dessa integração, principalmente com Sinop que já é porta de entrada para a região.

“É importante que cada município coloque suas necessidades para que o governo possa incluir a infraestrutura", assinalou Jairo Pradela, acompanhado do interlocutor estadual Geraldo Lúcio, que detalhou também o Turismo Rural, e João Villa com seus informes sobre o Cadastur. O Estado apresentou aos municípios o programa do Ministério e seu cronograma com as quatro fases, sendo a primeira essa visita in loco da secretaria estadual que serviu para ouvir representantes dos municípios, integrá-los e informar sobre as regras a serem seguidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário