25 de setembro de 2013

Dia Especial mostra alternativa para alimentação do gado no período da seca



Acontece neste sábado (28.10), O Dia Especial da Bovinocultura de Leite, no município de São José do Rio Claro (315 km a Médio-Norte de Cuiabá), na sede do Sítio Bela Vista, do produtor rural Benedito Donizete Sampaio. Será apresentado o programa para formação de canteiro de capineira, distribuição de mudas, alimentação alternativa para o período da seca e informações da atividade leiteira. O evento é realizado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Prefeitura e agricultores. A expectativa é a participação de mais de 100 pessoas. 

O secretário da Agricultura do município, Sérgio Fracasso vai proferir palestra e apresentar o programa para formação de capineira e a multiplicação das mudas para o plantio, o técnico agropecuário da Empaer, Irapuan Rodrigues da Silva, aborda sobre a experiência realizada no Distrito de Capão Verde com melhoramento genético, inseminação artificial e alternativa de alimentação no período da seca. O produtor e dono da área, Benedito Sampaio, leva os participantes para conhecer o plantel , pastagem e a capineira. 

O produtor Sampaio, possui uma área de 232 hectares, com um plantel de 200 cabeças de gado, sendo cem leiteiras, das raças girolanda e holandesa com uma produtividade de 200 litros de leite por dia. O supervisor do escritório da Empaer, Evaldo de Castro, comenta que nos últimos cinco anos, o produtor investiu na atividade leiteira e para melhorar a qualidade do leite financiou do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) - Mais Alimentos recursos na ordem de R$ 100 mil, para compra de uma ordenhadeira mecânica e um resfriador com capacidade para 2 mil litros de leite. 

O município produz 12 mil litros de leite por dia e a previsão para 2014 é atingir uma produção de 15 mil litros leite/dia. Segundo Castro, o maior problema enfrentado pelos produtores da região é a alimentação no período da seca. Recentemente mais de 30 vacas leiteiras morreram de fome devido à falta de pastagem. “É necessário fazer capineira como forma de suplementação volumosa do rebanho leiteiro durante o período seco do ano”, esclarece Evaldo. 

O Dia Especial é direcionado aos produtores da região, a abertura acontece às 8h30, com encerramento previsto às 13 horas. 

Fonte: Rosana Persona (Jornalista da Empaer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário