3 de julho de 2013

Secretário da SEDTUR - MT apresenta na SUDECO o Projeto de Observatório de Turismo de Mato Grosso.



Luciana, Geraldo Lúcio, Cleber Ávila, Turismóloga, Jairo Pradela e Sidnei

No dia 02 de Julho de 2-13 o Secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo Sr. Jairo Pradela, foi recebido em Brasília  na  Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste, da SUDECO –  pelo  Engº Cleber Ávila, ele que é Diretor de Implementação de Programas e de Gestão de Fundos da SUDECO, juntamente com Luciana Capiberibe da área de Comunicação e uma profissional Turismóloga

Jairo Pradela estava acompanhado pelo técnico da SEDTUR, Geraldo Lúcio e pelo Diretor do Ecobooking, Sidnei, a visita seguida de reunião técnica, foi para apresentar a proposta que a SEDTUR, tem de instalação do Observatório do Turismo de Mato Grosso.

Segundo Pradela, para promover o desenvolvimento de uma atividade turística sustentável de forma sustentável do Estado de Mato Grosso a Implantação do Observatório do Turismo no estado terá o seu núcleo do Observatório sendo que as informações gerais formatadas e ou consolidadas estarão em um banco de dados denominado Observatório Central.

Observatório nasceu com o objetivo de não ser apenas um banco de dados, mas uma ferramenta que possibilitasse uma gestão turística planejada com subsídios para tomada de decisões de forma compartilhada para isto é necessário o envolvimento do trade e da comunidade local, A SEDTUR irá executar as suas atividades com acompanhamento semanal, mensal, semestral e anual com a análise das atividades através de boletins.

Para chegar a este projeto o Secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo Jairo Pradela, esteve conhecendo o Observatório de São Paulo já implantado e daí sugeriu a ideia da implantação do Observatório do Mato Grosso, iniciou uma discussão com sua equipe técnica para elaboração deste projeto, que começou a ganhar forma inclusive com a iniciativa de buscar o financiamento, junto á SUDECO – Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste. 

O Técnico da SEDTUR Geraldo Lúcio comenta que o Observatórios de Turismo Sustentável, diferentemente dos demais observatórios, não são apenas bancos de dados e informações que possibilitam observar e analisar um determinado assunto, mas devem ser experiências de gestão participativa do turismo, ou incubadoras de gestão turística, vejam abaixo uma explicação resumida do que é um Observatório de Turismo Sustentável.

Já o Sidnei Diretor do Ecobooking afirma que o Observatório de Turismo é uma base de dados e informações para a gestão compartilhada, facilitar a coleta e disponibilidade das informações estatísticas quantitativas e qualitativas e fomentar as parcerias visando o desenvolvimento do Turismo de forma sustentável .

O Diretor da SUDECO, Cleber Ávila , juntamente com a sua equipe ficou impressionado com o projeto e entendeu que o Observatório de Turismo, fará o ordenamento da cadeia produtiva do turismo, através de inventários, diagnósticos, pesquisas de campo, do perfil do turista, tabulação do BOH, levantando dados do trade, do poder público e comunidade, conjugando todos estes dados afim de estabelecer o referido ordenamento. É uma ferramenta de pesquisa de articulação política e decisões estratégicas.

Jairo finaliza a sua fala dizendo que para implementar um Observatório de Turismo é necessário sobretudo constituir um comitê gestor do referido Observatório

O Observatório de Turismo de Mato Grosso deve funcionar de forma participativa, planejando e gerindo compartilhadamente, envolvendo os integrantes das entidades sindicais e associações empresariais, fortalecendo a comunicação institucional e interinstitucional.

A reunião da SUDECO e SEDTUR terminou com a proposta de se realizar outras em uma data a ser definida, com um colegiado mais amplo envolvendo demais Ministérios, órgãos e entidades afins, com o objetivo de viabilizar a instalação ainda no ano de 2013 do referido Observatório.












Nenhum comentário:

Postar um comentário