27 de junho de 2013

Secretário prestigia tradicional Festa de São João de Nhô Dito


SECOM
Mato Grosso
Glauton Ninomiya/Secom/MT
31ª Festa de São João no Arraia do Nhô Dito 2013, Estância Ronco D? ÁguaApós a tradicional missa cantada, a 31ª edição da festa de São João do Arraiá de Nhô Dito foi marcada pela inauguração do pavilhão e hasteamento das bandeiras do Brasil pelo governador Silval Barbosa, e de Mato Groso pelo arcebispo metropolitano Dom Milton Santos, que fez a celebração. O ato de homenagem a São João Batista foi realizado na Estância Ronco D'Água, localizada na estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, neste sábado (22.06). O secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Jairo Pradela, também particiou da tradicional festa de São João. 

Silval faz questão de prestigiar o evento, pelo caráter religioso, e ressalta que se trata de um marco da tradição do povo mato-grossense. "Esta festa está inserida no calendário turístico, marca um encontro de gerações e é prestigiada por mais de duas mil pessoas, todos os anos", destaca. 

Dom Milton lembra que as festas juninas, ou as joanistas (dedicadas a São João), trazem a fusão de vários elementos. Enquanto religiosidade, as festas são portuguesas, mas os elementos da dança vieram da tradição francesa e as cores – em seus muitos aspectos – é uma influência africana. “Tudo isso se juntou e formou a característica brasileira”. 

O arcebispo lembra que João Batista era primo de Jesus, responsável pelo anúncio da chegada do Cristo. Segundo Dom Milton, a festa antecede a Conferência da Juventude, que irá acontecer no Rio de Janeiro, com vida do papa Francisco. 

Segundo o idealizador e presidente da confraria, Benedito Figueiredo, a comemoração a São João começou no quintal de casa, com apenas 35 pessoas, como um encontro cultural com o intuito de resgatar a cultura cuiabana. Filho dos também festeiros Ênio de Figueiredo e Lígia Ribeiro de Figueiredo, Benedito narra que queria comprar um terreno vizinho de sua casa, mas o proprietário não queria vender. 

Um dia, ele pediu para São João Batista a graça e, na manhã seguinte, voltou na residência do dono do terreno, que acabou cedendo o espaço. Com passar dos anos, a festa começou a crescer e Benedito comprou uma chácara no Sucuri, que também se tornou pequena, até que se transferiu para o espaço atual. 

São João, na tradição católica, festeja o nascimento daquele que veio para anunciar a chega do Cristo, Jesus, filho de Deus, com a Boa Nova. “Jesus Cristo se manifestou publicamente com João Batista”, frisa Dom Milton.


Nenhum comentário:

Postar um comentário