21 de junho de 2013

Secretário e trade discutem projetos para desenvolver o turismo de Mato Grosso

ANA KARLA COSTA
Assessoria Sedtur/MT

Ana Karla Costa/Sedtur


Reunião com o trade turístico de Mato Grosso

Com o objetivo de discutir os projetos que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), vem realizando para desenvolver o turismo em Mato Grosso, o secretário Jairo Pradela participou de uma reunião ampliada, nesta segunda-feira (17), com representantes do trade turístico. A reunião foi realizada no Hotel Paiaguas. Essa é a segunda vez, desde que assumiu a pasta no início do mês de maio deste ano, que o secretário se reúne com os empresários do setor.

Durante a reunião, o secretário fez uma exposição das obras de infraestrutura que a Sedtur vai executar com recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e contrapartida do Governo do Estado. No total, serão investidos R$ 330 milhões para melhorar a infraestrutura turística. 

“Com a liberação dos recursos pelo BNDES chegou o momento de executarmos as obras de infraestrutura. O governador Silval Barbosa nos pediu celeridade na execução das obras. Até a Copa do Mundo de 2014 os principais atrativos turísticos de Mato Grosso estarão revitalizados”, frisou o secretário. 

Dois dos principais atrativos turísticos de Mato Grosso – Pantanal e o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, as obras de infraestrutura já começaram. O secretário informou que serão investidos mais de R$ 2 milhões no Véu das Noivas. “Vamos recuperar as trilhas, melhorar a entrada da cachoeira e dar mais segurança para o turista que visita um dos cartões postais do Estado. Além do Véu das Noivas, devemos lançar até o final deste mês o edital da licitação da Salgadeira, com isso as obras de revitalização do terminal serão iniciadas”. 


Com relação ao Pantanal, o secretário anunciou investimentos para recuperar a Transpantaneira e agendou com o trade uma nova reunião para discutir com os empresários, que atuam na região, ações em conjunto para melhorar a infraestrutura turística do local. A sugestão de setorizar as discussões sobre os atrativos turísticos do Estado foi apresentada pelo trade. 

Pradela disse ainda, que além das obras de infraestrutura, a Sedtur está investimento na divulgação de Mato Grosso. “Estamos participando de eventos nacionais e internacionais com o objetivo de divulgar nossos atrativos turísticos. Estamos dando continuidade ao trabalho de associar melhoria na infraestrutura com a promoção do Estado”. 

Para o presidente do Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Mato Grosso (SHRBS/MT), Luis Carlos Nigro, o trade turístico está à disposição do governo estadual para ajudar a desenvolver o turismo em Mato Grosso. “Somos parte desse processo e queremos contribuir de forma efetiva para desenvolver e fomentar o turismo mato-grossense”. 

Já o representante do Fórum Turístico, Jayme Okamura, sugeriu a elaboração de uma agenda de trabalho, que pode ser desenvolvida até 2015, para consolidar definitivamente Mato Grosso no roteiro turístico mundial. “Precisamos aproveitar a Copa do Mundo de 2014 para consolidar o nosso turismo”, comentou. 
Ao finalizar a reunião, o secretário Jairo Pradela destacou que a parceria com o trade é fundamental para desenvolver o turismo e colocou toda a equipe da Sedtur a disposição do setor. 

Participaram da reunião representantes de 20 entidades e operadores turísticos, as superintendentes da Sedtur, Vanessa Spinelli (Promoção e Divulgação) e Natália Rossetto (Fomento. Além de Reinaldo Guimarães, coordenador do Programa de Desenvolvimento do Turismo da Sedtur.


Nenhum comentário:

Postar um comentário