2 de maio de 2013

Evento no Peru tem como diferencial a riqueza cultural e potencial turístico


Crescimento de 6% na entrada de turistas do Peru e investimentos para o mundial de 2014 foram destaques no evento que teve Cuiabá como cidade-anfitriã
MARICELLE LIMA VIEIRA - IMPRENSA SEDTUR
Cuiabá/MT

Ascom Embratur


Durante a coletiva de imprensa, contou com a presença de 22 veículos, dentre os principais meios de comunicação do país

Durante 30 minutos na sua explanação, ontem, 29, a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra citou o legado como um diferencial ao progresso. Ela destacou que com o mundial, Mato Grosso - Cuiabá tem a oportunidade única para promover uma ampla transformação social. “Obras que durariam 20 a 30 anos para serem construídas em condições normais, estão sendo implantadas rapidamente em um ousado programa de desenvolvimento, significando o aproveito de uma das maiores oportunidades do século”, frisa Teté Bezerra.

“Cuiabá está se transformando e tem se fortalecido cada vez mais para recebê-los nos próximos grandes eventos. Essa é uma oportunidade ímpar, sabemos que temos muitos desafios, mas também sabemos do nosso potencial turístico”, completou a secretária. Durante a 12ª edição do Goal to Brasil, Mato Grosso - Cuiabá como cidade anfitriã mostrou aos estrangeiros os avanços na preparação para Copa do Mundo FIFA 2014 e o que o Brasil tem de melhor no que diz respeito à infraestrutura, desenvolvimento turístico e atrativos culturais. “O Goal to Brasil permite uma maior visibilidade em relação às peculiaridades de cada estado, dando enfoque a alguns atrativos turísticos brasileiros que ainda são pouco divulgados”, explicou Tufi Michreff, diretor de Administração e Finanças da Embratur.

Durante a coletiva de imprensa, que contou com a presença de 22 veículos, dentre os principais meios de comunicação do país, foi destaque o crescimento da entrada de turistas peruanos no Brasil. “Em 2012, foram 92 mil peruanos que viajaram ao Brasil, 6% a mais do que os 81 mil registrados em 2011”, disse Tufi.

Atualmente, o turismo tem impacto de 7% do PIB do Peru e é o setor de maior crescimento no país. “O mais importante é conseguirmos integrar a comunicação com as sociedades que queiram aproveitar este momento do Brasil. É isso que o governo deseja e isso que tem sido feito no Goal to Brasil, por meio da Embratur”, acrescentou Carlos Alfredo Lazary, embaixador do Brasil do Peru. “O Brasil está integrado com o mundo e de braços abertos para receber os turistas da América do Sul.

O investimento que o governo esta fazendo deixará legados materiais, referente à infraestrutura, e legados imateriais, como por exemplo, a imagem positiva de um país alegre que sabe receber bem o turista”, ressaltou Joel Benin, assessor do Ministério do Esporte.

Participaram do evento a superintendente da Secopa, Robélia da Silva Menezes e o secretário de Turismo de Cuiabá, Marcus Fabricio Nunes dos Santos. O evento contou ainda com uma apresentação geral sobre o Brasil, feita pela Embratur, e sobre os preparativos do Mundial, conduzida pelo Ministério do Esporte e pela FIFA.

VIVÊNCIAS BRASILEIRAS


Ascom Ambratu


Shows com os cantores Daniel de Paula e Ana Rafaela, a cuiabana que participou do programa The Voice Brasil

Em cada Goal to Brasil, um estado brasileiro possui maior destaque para mostrar com riqueza de detalhes, seus atrativos turísticos. No Peru, foi a vez do Mato Grosso – Cuiabá que contou com apresentação da viola de cocho do mestre Alcides e do grupo de Siriri Flor Ribeirinha de Dona Domingas, e ainda shows dos cantores Daniel de Paula e Ana Rafaela, a cuiabana que participou do programa The Voice Brasil. O artista plástico, Victor Hugo também mostrou sua arte. Para divulgar a gastronomia do estado, a chef Ariani Malouf acompanhada dos chefs Dalton Rangel e Monica Rangel prepararam a famosa mojica de pintado, que leva caldo de peixe com mandioca, feijão tropeiro costelinha suína com purê de pequi, camarão com batata baroa, coco e azeite de urucum, mini arroz com carne seca e abóbora, entre outros. Para sobremesa, foi servido o furrundu, que mistura mamão verde com rapadura, cravo e canela. O próximo Goal to Brasil será na Cidade do México e terá como destaque o estado do Rio de Janeiro.


A iniciativa tem parceria com os Ministérios do Turismo, do Esporte, das Relações Exteriores/Embaixadas Brasileiras, governo dos estados (secretarias municipais e estaduais de Turismo e da Copa das cidades-sede e FIFA). O evento teve duração de um dia e contou com a presença de aproximadamente 250 convidados, entre profissionais do trade turístico, imprensa, formadores de opinião e autoridades, além dos co-expositores brasileiros representando as 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

Com informações Ascom Embratur
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário