9 de maio de 2013

Agricultura familiar ganha reforço com patrulhas agrícolas






Para fortalecimento da agricultura familiar e a fixação do produtor rural no campo, o Governo do Estado vai entregar, até o final do ano, conjuntos de maquinas agrícolas para 60 municípios mato-grossenses. Nesta segunda-feira (06), 14 dessas patrulhas agrícolas foram entregues pelo vice-governador Chico Daltro, dentro da agenda de comemoração do aniversário de Mato Grosso, que completa 265 anos no dia 09 de maio.

Os conjuntos são formados por um trator agrícola com grade aradora, uma ensiladeira e uma carreta agrícola. As máquinas vão mudar a realidade de muitas cooperativas de pequenos produtores, uma delas no município de Santa Carmem, que abastece laticínios da região. “Os equipamentos vêm em boa hora. Temos uma cooperativa que trabalha com leite e está gerando emprego e renda na região. As máquinas chegam para fortalecer ainda mais esse processo”, comemorou o prefeito Alessandro Nicoli.

O vice-governador Chico Daltro destacou que o desenvolvimento da agricultura familiar está entre as principais ações do Governo do Estado, pois gera emprego e renda para milhares de famílias mato-grossenses. “Além disso, temos que fortalecer os hortifrutigranjeiros, pois ainda importamos esses produtos”, completou Daltro.

Nesta primeira etapa foram investidos R$ 2 milhões, mas o programa receberá ao todo R$ 22 milhões, um investimento do Governo Federal com contrapartida do Governo de Mato Grosso. “O objetivo é dar condições de trabalho ao pequeno produtor e fixá-lo no campo”, explica o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Meraldo Figueiredo Sá. Segundo ele, ao longo desta ano a secretaria também vai iniciar outro programa para doação de resfriadores, calcário, sêmen e sementes.

Indea – Com a campanha de vacinação contra a febre aftosa a todo vapor, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso recebeu quinta-feira (02) 20 caminhonetes novas para fortalecer os trabalhos do instituto pelo interior do Estado. Cinco delas foram enviadas para as ações na fronteira, duas vão ajudar nos trabalhos administrativos do instituto e as demais seguiram para seis regionais do Indea no Estado.

“Os veículos novos vão reforçar as atividades dos técnicos no interior, que atuam principalmente em estratégias diferenciadas para regiões de risco. Isso significa acompanhar 2% da vacinação por município”, explica a presidente do Indea, Maria Auxiliadora Diniz.


 











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário