22 de março de 2013

Proposta de turismo indígena é apresentado a secretária Teté




MARICELLE LIMA VIEIRA
Cuiabá/MT


O cacique da aldeia Wazare, Rony Paresi, apresentou na tarde desta quarta-feira (20.03), uma proposta de etnoturismo que pretende realizar em sua comunidade a secretária Teté Bezerra e equipe técnica da Sedtur. A idéia segundo o cacique é explorar a cultura, subsistência e as belezas naturais da região que esta localizada entre os municípios de Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis e Sapezal. A região engloba nove territórios indígenas com 1.2 mil hectares, 56 aldeias e cerca de 2 mil pessoas. 

Ele explica que o projeto apresentado compreende, por enquanto, apenas a sua aldeia Wazare onde vive 33 pessoas entre adultos e crianças. “O nosso objetivo é mostrar como vivemos, de onde vem a nossa comida e as nossas belezas naturais de forma consciente e sustentável. Já produzimos de forma ordenada na horticultura, piscicultura e a produção de galinha caipira, por exemplo”, disse Rony. 

De acordo com ele o objetivo é mostrar para o não índio, neste caso o turista a vivencia em uma aldeia indígena. “Não vamos abandonar a nossa cultura, queremos com a nossa experiência mostrar que é possível associar turismo ao nosso modo de vida”, explica ele. 

A secretária Teté Bezerra, se colocou a disposição e disse que a idéia é fantástica, mas que precisa ser obedecido alguns critérios já que não há uma regulamentação que autoriza a visitação em aldeia indígena. Ela lembra que entregou pessoalmente ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, um ofício solicitando orientação de visitação em aldeias indígenas. “Me coloco a disposição no que for possível o projeto precisa ser aprimorado para que possamos encaminhar aos órgãos competentes, como por exemplo um projeto hidráulico na possíblidade de construir banheiros para os visitantes”, argumenta a secretária.

Participaram da reunião o secretario de turismo de Tangará da Serra, Vanderlei Cesar Guollo, os vereadores de Campo Novo do Parecis, Sebastião Pedro da Vitoria, Gilberto Vieira de Melo, Waldicley Silva e Marcelo Martinez Acosta, popular Japinha. 

Ficou definido uma próxima reunião para a próxima sexta-feira (22.03), na Sedtur com a secretária de Turismo do Acre, Ilmara Rodrigue que irá apresentar uma experiência de visitação em aldeia indígena que já acontece no Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário