11 de dezembro de 2012

O prazo para comunicar a imunização do rebanho terminou nesta segunda


Os produtores que ainda não fizeram a comunicação da 2ª etapa de vacinação contra febre aftosa ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT), devem se atentar. O prazo final para a comunicação terminou nesta segunda-feira (10.12). A última etapa de vacinação contra a febre aftosa para bovinos e bubalinos de todas as idades aconteceu de 1º a 30 de novembro, com exceção da região do pantanal matogrossense, cujo prazo final é hoje, 10 de dezembro.

Dono do maior rebanho de bovinos do país com cerca de 29 milhões de cabeças, o Estado está cumprindo sua parte quando se trata de sanidade no rebanho, são 17 anos sem registrar nenhum caso da doença. O presidente do Indea, Jurandir Taborda Ribas lembra que imunização é importante para que Mato Grosso mantenha o status de zona livre de aftosa com vacinação. “Também é importante que o produtor faça a comunicação da vacinação no prazo pré-estabelecido para não sofrer as sanções da lei, vale ressaltar também que o cumprimento desse calendário é auditado por organismos internacionais que garantem a abertura de mercado”, frisou.

A vacinação e a comunicação ao Indea são obrigatórias. O produtor que desrespeitar qualquer uma dessas etapas será multado em R$ 121,63 por cabeça não vacinada, quando isso acontece, a vacinação é realizada pelo órgão.

DISNEY DE PAULA
Assessoria / Indea-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário