22 de novembro de 2012

Sudeco discutiu as perspectivas para o desenvolvimento da Área Metropolitana de Brasília


Com o objetivo de discutir o planejamento e as perspectivas de desenvolvimento econômico da Área Metropolitana do Distrito Federal, conhecida como Entorno/DF, a Companhia de Desenvolvimento do Distrito Federal (Codeplan/GDF) organiza o Seminário “Perspectivas para o Desenvolvimento da Área Metropolitana de Brasília”, que foi aberto nesta segunda, 19 e seguiu até a terça, 20, no auditório da Universidade dos Correios. O diretor-superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, fez parte da mesa de abertura do evento.

Durante a abertura Dourado destacou a importância do processo de industrialização da Área Metropolitana do DF, em particular em Alexânia/GO e em Formosa/GO. O superintendente da Sudeco também manifestou preocupação com a questão da mobilidade urbana na região, defendeu a ampliação do modal ferroviário, explicando que a Sudeco está à frente de dois projetos na área: a transformação da linha férrea entre Brasília e Luziânia (GO) em linha regular mista de transporte de passageiros e cargas e a implantação do trem Brasília-Anápolis–Goiânia.

Dourado também ressaltou a importância da união entre as diversas esferas do poder público, setor produtivo e sociedade civil para que se encontre uma solução para os problemas da Área Metropolitana do Distrito Federal, “a RIDE(Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno) é área de atuação prioritária da Sudeco, que está à disposição para que juntos possamos encontrar soluções de Estado para os grandes problemas que afligem essa região”, encerrou Dourado.

O presidente da Codeplan, Julio Miragaia, falou sobre a criação da Capital Brasília como origem do crescimento exagerado das cidades ao redor do Distrito Federal, “não fosse a transferência da Capital provavelmente esses municípios seriam pequenos municípios do estado de Goiás”, disse Miragaia, que também revelou a assimetria econômica entre os municípios da Região Metropolitana e do DF. “Mesmo considerando as diferenças internas do DF, o PIB per capita do DF é oito vezes superior ao dos municípios da Região Metropolitana”, afirmou Miragaia.

Também fizeram parte da mesa de abertura do evento o secretário da Casa Civil do DF, Swedenberger Barbosa; o Secretário de Planejamentodo DF, Luiz Paulo Barreto; o Presidente da CODEPLAN, Julio Miragaia; o Secretário do Entorno do DF, Arquicelso Bites; o Secretário do Entorno de Goiás, André Clemente e representando a Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB), o prefeito de Planaltina de Goiás, José Olinto Neto. 

André Bravo Fraga
---------------------------
+55 61.91149989


Nenhum comentário:

Postar um comentário