22 de novembro de 2012

DIA DE CAMPO - Capacitação de Fruticultura reúne técnicos em Nova Mutum nesta quinta

 

Dia de Campo visa incentivar o cultivo de uva para suco com a comercialização garantida por empresa âncora

O Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) em parceria com a Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e a Embrapa Agrossilvipastorial realiza nesta quinta-feira (22), no município de Nova Mutum (270 km de Cuiabá), a Capacitação Continuada de Fruticultura com o Dia de Campo BRS Magna: nova cultivar de uva para suco com ampla adaptação climática, na Agropecuária Melina, das 8h30 às 12h30.

Na oportunidade, vários pesquisadores irão ministrar palestras aos técnicos sobre projeto melhoramento genético da videira e apresentação da BRS Magna com Patrícia Ritschel, João Dimas e Reginaldo Souza (Embrapa Uva e Vinho), Manejo de uvas para suco no Mato Grosso com Gervásio Becker (Sucos Melina), Processamento e Mercado de Suco de Uva com Michel Leplus (sucos Melina) e o encerramento será com uma visita ao campo de validação da BRS Magna.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Carlos Milhomem, a fruticultura no país está em expansão e Mato grosso tem todas as condições climáticas para desenvolver a cadeia produtiva em grande escala. “Essas parcerias com a Sedraf são fundamentais para munir o produtor de conhecimento e esclarecer as principais dúvidas para plantar a fruta sem ter a preocupação na hora de comercializar o produto, tendo a indústria Sucos Melina como empresa âncora que garante a compra das frutas em grande escala”, destaca.

O engenheiro Agrônomo e Coordenador da cadeia produtiva da Fruticultura do MT Regional, da Sedraf, Rodrigo Furquim, reforça que a capacitação continuada é uma ferramenta importante para garantir o conhecimento de novas tecnologias aos agricultores familiares de Mato Grosso. “Através destas palestras e dias de campo capacitamos os técnicos que repassam todo conhecimento adquirido aos produtores rurais de todo o Estado”, pontua.

Neste ano, a Sedraf em parceria com a Empaer e a Embrapa Agrossilvipastoril realizaram nove Capacitações Continuadas, das cadeias produtivas da Fruticultura, Mandiocultura, Olericultura e Apicultura. A realização das capacitações ocorreu por meio do convênio firmado entre Sedraf e Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nº 766307/2011 que disponibilizou recurso na ordem de R$ 250 mil reais.

Neste ano a meta é encerrar 2012 com a realização de 12 capacitações técnicas. Neste mês, além desta capacitação de Fruticultura, serão instaladas três Unidades Tecnológicas de Olericultura em Poconé. “Nosso objetivo é incentivar e investir no fortalecimento da produção de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) no Estado que ainda é pequeno. Só para se ter uma ideia cerca de 70% da produção são oriundas de outros Estados. Em dezembro será ministrado mais um módulo de capacitação da Mandiocultura e outro de Olericultura em Sinop-MT”, ressalta o secretário adjunto de Desenvolvimento Regional – MT Regional da Sedraf, Renaldo Loffi.


SANDRA SANTHANNA

Assessoria Sedraf-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário