17 de outubro de 2012

Agricultores Alagoanos são orientados a produzir feno




Maceió - Apesar de ser uma técnica conhecida e de baixo custo, a produção de feno é pouco utilizada pelos agricultores alagoanos, principalmente pelos criadores de gado, que precisam manter os animais bem alimentados para garantir a produção de leite, mesmo no período de estiagem.

Para estimular a atividade entre os agricultores, a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), num trabalho coordenado pelo agrônomo João Petrúcio, produziu feno no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha, para alimentar as vacas utilizadas nos cursos de inseminação artificial.

“Obtivemos material suficiente para alimentar os 25 animais durante um ano, desde que haja outros produtos para complementar a alimentação”, frisou o agrônomo. “A seca não passou pelo Parque de Exposições”, destacou João Petrúcio, ressaltando que no local também existe plantação de palma e de sorgo forrageiro.

Segundo ele, o feno foi obtido a partir da desidratação de pastagem natural e de capim buffel, que é cortado e, quando chove, rebrota “Para o gado, é um alimento rico em vitaminas e minerais”, explicou o agrônomo.

“A partir de agora, por meio do trabalho de extensão – em parceria com a Emater –, e da realização de Dias de Campo, vamos incentivar os agricultores a produzir o feno”, emendou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

Fonte: Seagri/AL|Texto:Diego Barros|diegojornalista@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário