6 de setembro de 2012

CULTIVO DE UVAS - VITICULTURA - ESPALDEIRAMENTO OU PARREIRAS





Viticultura 

O cultivo de uvas, um processo conhecido como viticultura, envolve uma complexa interação (terroir) entre os seguintes fatores: 

Obs: terroir - do francês, literalmente designa o "terreno" onde se localiza um vinhedo, mas o seu sentido é muito mais amplo. Na realidade, designa as características do solo e do microclima do local, responsáveis pela qualidade do vinhedo e, conseqüentemente, pela qualidade do vinho que ele originará. 

· Solo - o solo influencia a disponibilidade de nutrientes, de água e calor. As uvas precisam de uma quantidade de água consistente, mas não excessiva. 

· cor - o solo escuro tende a ser mais quente do que o solo claro porque absorve mais calor. 

· geologia - solos rochosos permitem uma melhor absorção de água do que os solos argilosos. As rochas também ajudam a absorver o calor do solo. 

· químicos - o papel dos elementos químicos no solo ainda não é totalmente compreendido. 

· Topografia - influencia a quantidade de luz do sol disponível (o que determina a temperatura e a quantidade de luz, necessária para a fotossíntese) e a drenagem (suprimento de água). 

· Clima/microclima - influencia a temperatura, luz do sol e água (chuva, neblina, vapor). Algumas uvas, como as da espécie Vitis Vinifera, crescem melhor em áreas onde a temperatura varia de 17 a 19ºC. 

Cada tipo de uva deve ser plantado em um tipo de terroir. No hemisfério norte, as frutas começam a brotar no final de março e começo de abril. As uvas crescem, florescem e desenvolvem frutos durante o verão. O objetivo do agricultor é manter a folha pequena, para permitir mais luz do sol e manter os cachos pequenos, porém numerosos. Os agricultores também devem prestar atenção aos sinais de seca, doença e pragas. No final de setembro e começo de outubro, as uvas podem ser colhidas no hemisfério Norte; no hemisfério Sul a colheita é feita entre dezembro e fevereiro. O tempo de colheita pode variar de acordo com o clima, latitude e escolha dos agricultores. 

Os produtos químicos no solo 

O papel dos produtos químicos no solo ainda não foi completamente compreendido, mas sabemos que: 

· Muito nitrogênio produz crescimento da folha e sombra, enquanto pouco nitrogênio produz sulfato de hidrogênio. 

· Pouco potássio deixa as plantas vulneráveis à seca e às doenças e produz uvas pobres em açúcar. 

· O pH não é elemento crítico, porque as uvas crescem em solos com níveis diferentes de pH. 

· Muito material orgânico produz muito nitrogênio e água, mas deve existir um mínimo de material para promover a manutenção de organismos do solo (minhocas). 


A fruta da parreira 


As uvas para produção de vinho são cultivadas em muitos países, como Itália, França, Chile, Estados Unidos e Austrália. No Brasil, o maior produtor é o Rio Grande do Sul, responsável por 80 a 90% da produção de vinho do país. Tipos diferentes de uvas (brancas ou tintas) são cultivados no mundo para elaboração de vinho. Algumas das brancas são: 

· Chardonnay; 

· Sauvignon Blanc; 

· Sémillon; 

· Moscatel; 

· Trebbiano (ou Ugni Blanc). 

Entre as tintas se destacam: 

· Cabernet Sauvignon; 

· Cabernet Franc; 

· Merlot; 

· Tannat; 

· Syrah; 

· Sangiovese. 

Geralmente, o tipo de uva usado para fazer o vinho dá nome a ele, como por exemplo, Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Merlot. Alguns vinhos são misturas de outros tipos de vinhos, como a maioria dos vinhos europeus. A mistura dos vinhos para produzir um novo sabor faz parte da arte da produção de vinhos. 


Veja abaixo  mais algumas sugestões para o cultivo da uva

Como cultivar uva 

A videira exige um período de frio, quando acontece a queda das folhas e a dormência das gemas. 

A temperatura ideal deve ficar em torno de 22ºC. A parreira adapta-se a varios tipos de solos, mas devem ser ricos em matéria orgânica. 

Não gosta de solos úmidos e mal drenados.

As uvas podem ser plantadas em valas com 50 cm de largura por 80 cm de profundidade ou em covas 60 x 60 x 60 cm. 

A adubação de plantio deve ser feita, por cova, da seguinte forma: 

Uvas finas: 40 litros de esterco de curral curtido ou 10 litros de esterco de galinha, ou 2 kg de torta de mamona e 1 kg de calcário dolomítico. 

Uvas rústicas: 10 litros de esterco de curral curtido ou 3 litros de esterco de galinha, ou 500 g de torta de mamona e 1 kg de calcário dolomítico. 

Os sistemas de plantio variam de região para região. Mudas para plantio comercial não são sugeridas, e sim o plantio direto do porta-enxerto e após, o enxerto. 

As uvas rústicas precisam, para o plantio de uma área de 3.000 a 6.000 m2, com as linhas de 40 a 60 m2, e o espaçamento de 2 x 1 m. 

As finas requerem de uma área de 3.000 a 6.000 m2, com as linhas de 40 a 60 m2, e o espaçamento de 2 x 1 m. 

Deixar o vinhedo sem ervas daninhas, através de roçadas, capinas manuais, cobertura morta e uso de herbicida. 

As podas de produção alternam de acordo com a variedade cultivada. 

Feita a poda de produção é necessário realizar a quebra da dormência através de pulverização com produto específico, para forçar os ramos frutíferos. 

Na viticultura são necessários cuidados culturais tais como: desbrota, seleção dos melhores brotos, eliminação dos ramos secundários, amarração, fixação do caule no tutor e as brotações dos ramos de produção nos arames; despontamento: consiste em tirar a parte terminal do ramo para controlar o crescimento excessivo; desbaste: retirada dos brotos (ladrões) que aparecem no porta-enxertos e redução dos cachos, tirar o excesso de cachos e os mal formados. 

É necessário o desbaste das bagas, retirada de 50 a 60% do número de bagas de cada cacho, proteção dos cahos, as uvas finas precisam ser protegidas com sacos de papel manteiga, jornal ou plástico, aumento das bagas: em algumas espécies, usa-se ácido giberélico logo no início do crescimento das bagas, irrigação, cobertura do vinhedo com clarite ou sombrite, por fim, para prevenir ataque de aves, granizo e insolação. 

A colheita é realizada de 120 a 150 dias depois da poda. A uva é uma fruta que não amadurece pós-colheita, mantendo inalterados os teores de açúcares e de ácidos. 

Utiliza-se tesouras especiais na colheita manual e, deixa-se um pendúnculo longo, para prevenir a desidratação do engaço. 

Evitar o contato das mãos com as bagas para não retirar a cera natural da fruta (Segurar os cachos pelo pendúnculo). 

Escolha as horas frescas do dia para fazer a colheita. É importante que seja feito em dias sem chuvas e sem orvalho. 

Em Jaciara - Mato Grosso - Agricultor Familiar produz uva e quer abrir sua propriedade para o Turismo (Rural)

Casa do Sr. Cassimiro, na torres ao lado esquerdo já existe umm defumador de carnes
na parte debaixo é o depósito e loja de vendas de uvas
Geraldo, Odila
Sr. Cassimiro exibindo suas uvas Niágara
Sergio, Geraldo e Sr. Cassimiro









O Agricultor Familiar, Sr. Cassimiro José Thomé e sua esposa Odila, receberam em sua propriedade no  dia 29 de setembro de 2011 a equipe da SEDTUR, SEDRAF, AMM e Diretoria de Turismo de Jaciara.

Em pleno Mato Grosso numa temperatura conhecida no Brasil e no mundo todo como altíssima, quente muito quente, lá está o Sr, Cassimiro e Dona Odila, paranaenses de origem e matogrossense de coração, cultivando uvas da família rubi, são da váriedade niágara, que atualmente estão sendo comercializada no município de Jaciara e entorno de forma in'natura, mas segundo Sr. Cassimiro seu projeto é de fabricar vinhos e sucos, ele sabe fazer vinhos,pois aprendeu com seus pais quando moravam no Paraná.

Seu Cassimiro é um homem muito alegre e contador de histórias, causos e acasos da vida real, nossa visita se deu quando soubemos do sonho dele abrir sua propriedade para o Turismo Rural, a a nossa surpresa foi muito grande ao visualizar um lindo cenário, com a parreira de uvas, plantio de melancias nas entre-linhas, uma residencia interagindo com a lavoura e ne pano de fundo uma serra e um riacho.

A propriedade é denominada Sítio Santo Agostinho comum total áreas de 14 hs, com 3 hs de uvas em plena produçãoe intercaladas com melâncias todo estes plantios com sistema de irrigação.

Hoje esta uva é comercializada de forma in'natura, mas o projeto é de fabricar, vinhos, sucos, geléias, doces e de forma comlemantar, imbutidos e defumados de suínos, queijos tipo suíços, e agregar em uma infra-estrutura de Hospedagens com a construção de Chalés e de Alimentação com a Construção de um Restaurantes com exposição e vendas dos produtos, as trilhas de caminhadas serão para visualização e vivenciar o processo de produção.
O sr. Cassimiro, nos falou da ação da EMPAER, em sua propriedade, no início da conversa confesso que fiquei meio apreensivo, pois não sabia o que ele iria falar sobre a EMPAER, pois sou técnico oriundo desta empresa e à disposição da SEDTUR, mas com o desenvolvimento do assunto, pude obeservar que nossa empresa através de técnicos como a Carmencita e outros tem feito uma boa assistência técnica a propriedade de Sr. cassimiro.

A EMPAER de Jaciara tem uma demanda de visitas de turismo rural que deverá ser realizada com a SEDTUR e demais parceiros no mês de outubro, a Carmencita já contactou conosco e estamos organizando esta ação, que com certeza estará novamente pasando pelo Sítio Santo Agostinho do Sr.Cassimiro.

E, poucas conversas com nesta visita foi cogitado uma linda proposta de projeto para os Sr, Cassimiro, ele ficou animado e alegre com a nossa visita, disse até que estará trazendo alguns filhos de volta para propriedade e els é que vão estar a frente deste projeto de turismo e que ele (Sr. Cassimiro) prefere ficar na roça e conversar com os visitantes.

FONTES : http://lazer.hsw.uol.com.br/vinificacao3.htm
http://www.frutasnobrasil.com/cultivo_da_uva.html








Nenhum comentário:

Postar um comentário