4 de abril de 2012

Ações vão desenvolver o turismo em Chapada dos Guimarães - Mato Grosso


Entrevista da secretária de Turismo, Teté Bezerra e do prefeito de Chapada dos Guimarães, Flavio Daltro, na TV Assembleia.

A secretária de Estado e Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Teté Bezerra, participou na manhã desta segunda-feira (02.04), do programa "Pela Ordem", da TV Assembleia Legislativa. A pauta da entrevista foi às ações da pasta especificamente no município de Chapada dos Guimarães (64 quilômetros de Cuiabá). A entrevista foi concedida ao jornalista e apresentador Adão de Oliveira e acompanhada pelo prefeito de Chapada Flávio Daltro.

A secretária pontuou as ações que vem sendo desenvolvidas no município. Dentre elas lembrou que logo que assumiu a Sedtur, chamou os gestores de cada Cidade do Estado, no raio de 200 quilômetros de distância da Capital com potencial turístico para ter conhecimento das reais necessidades, já prevendo a Copa 2014.

“Acreditamos que a Copa de 2014 é apenas uma oportunidade para consolidar o turismo no Estado. O turismo é atualmente a quarta economia mundial e na cadeia produtiva ocupa o terceiro lugar. Os produtos do turismo precisam estar prontos tanto para o mercado interno quanto externo”, justificou a secretária.

A secretária citou várias ações que estão sendo realizada pelo Governo do Estado, em Chapada dos Guimarães, entre elas, a execução da primeira etapa do projeto de revitalização do Parque Nacional da Chapada que consiste na construção do centro de atendimento do turista, de mirantes nas trilhas e a sinalização das trilhas. “Estamos investindo quase R$ 3 milhões nessa primeira etapa do projeto. Com a liberação dos recursos do Banco Nacional Desenvolvimento Social (BNDES) vamos executar todo o projeto de revitalização inclusive a recuperação do complexo da Salgadeira”, informou a secretária Teté Bezerra. Ela acrescentou ainda, que a Secretaria das Cidades está executando a primeira etapa das obras.

Ainda sobre a Salgadeira, a secretária disse que assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre as secretárias estaduais de Meio Ambiente, Desenvolvimento do Turismo, Cidades, Ministério Público e Justiça Ambiental para revitalização o atrativo turístico. “Em duas semanas a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) entrega o relatório especificando se há ou não a necessidade de promover adequações no projeto básico e executivo. Caso não seja necessário, começaremos o processo de licitação da obra que será realizada com recursos que serão liberados pelo BNDES”, explicou.

Além das obras de infraestrutura, a Sedtur está desenvolvendo, há um ano, um trabalho de consultoria no município de Chapada dos Guimarães para formatação do turismo. O trabalho consiste em promover a capacitação dos profissionais e empresários que trabalham com o turismo.

Já o prefeito de Chapada Flávio Daltro disse durante a entrevista que a Sedtur é parceira do município, pois vem desenvolvendo vários projetos para fomentar e desenvolver o turismo local. “A Secretaria de Estado de Turismo é o meu Porto Seguro, pois é graças ao trabalho da secretária que a população de Chapada dos Guimarães esta cheia de boas expectativas. “Desde quando a secretária Teté assumiu as nossas reivindicações foram ouvidas. Estamos na expectativa que saia o quanto antes os recursos do BNDES para viabilizar várias obras entre elas, o centro de eventos e calçamento da praça central”.

Fonte: MARICELLE LIMA VIEIRA/ ANA KARLA COSTA



Nenhum comentário:

Postar um comentário