28 de março de 2012

Sedraf e Sema promovem seminário de ‘Biofertilizantes’ em Mato Grosso

SEDRAF

 
Com o objetivo de promover um debate sobre a importância dos biodigestores e trazer opções viáveis que deram certo em outros Estados e podem ser implantados em Mato Grosso garantindo a sustentabilidade ambiental, qualidade de vida e renda, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e a iniciativa privada realizam o segundo seminário de biodigestores com o tema: Biofertilizantes de Origem Animal – Bases para utilização na lavoura e adequação ambiental, no dia 29 de março, das 08h às 17h, no auditório da Famato. O evento é gratuito. Podem participar produtores, pesquisadores, estudantes e empresas do segmento.

Para a realização do seminário, a Sedraf convidou os melhores especialistas do país para ministrar as palestras, mostrar os modelos bem sucedidos e tirar as principais dúvidas dos produtores mato-grossenses no que tange aos benefícios, espaço adequado, quantidade de animais, produção, custo, investimento e retorno.

O secretário da Sedraf, José Domingos Fraga Filho, destaca que a primeira edição do evento teve como tema o Biogás como fonte de energia e que agora é uma ótima oportunidade para os produtores conhecerem as vantagens do Biofertilizantes de baixo custo.

O médico veterinário e assessor técnico da Sedraf, Paulo Bilégo, reforça que o evento tem a finalidade de atrair empresas, por meio de incentivos fiscais, que possam investir nas ferramentas tecnológicas a fim de reduzir custos para que os produtores rurais invistam nessas ferramentas tecnológicas e também Na utilização do biofertilizante na agricultura. “Temos um grupo de estudos de Biodigestores com representantes todos os segmentos de pesquisa, ensino, iniciativa privada e Governo do Estado para dar todo o suporte ao produtor”, destaca Paulo Bilégo, responsável pela grupo.

Entenda o que o Biofertilizante: Trata-se de um resíduo líquido da fermentação anaeróbia de estercos e vegetais em biodigestor, um fertilizante vivo, pleno de microorganismos benéficos às planta. Possui praticamente todos os macro e micronutrientes que as plantas necessitam, não tem cheiro, não polui, sem risco para a saúde, podendo inclusive enriquecer a ração animal e alimentar peixes. Pode ser usado na adubação in-natura foliar, depois de filtrado e misturado com água e possui mais as seguintes vantagens.

O Biofertilizante corrige naturalmente o ph do solo, eliminando o alumínio tóxico da terra. A absorção radicular é rápida com aproveitamento dos nutrientes, quase sem perdas, particularmente o nitrogênio, acelerando o crescimento. Não ‘queima’ as sementes e as mudas podendo ser aplicado diretamente sobre elas sem intervalos na adubação. Fácil de aplicar, com latas, regadores ou implementos do trator, economiza tempo e mão de obra.

As inscrições podem ser feitas no local do evento. Mais informações podem ser obtidas na Sedraf, com coordenadora de Acompanhamento e Estudo da Produção da Pecuária ,Oriane D´arc, através do telefone: 65 3613 6209


Programação

Egídio Konzen, Engenheiro Agrônomo de Minas Gerais com a palestra: Gestão Adequada de Dejetos Suínos -

Coffe Breack

Janaine Vieira Donini – UFMT

Almoço

Fábio Nakada - Projeto de Biodigestores – Apresentação da Empresa MH Ambiental.

Paulo Armando V. de Oliveira - Engenheiro Agrícola e Pesquisador da Embrapa de Suínos e Aves de Concórdia / SC com a palestra: Tecnológicos para a sustentabilidade ambiental da produção de suínos.

Juliano C. Corrêa, Pesquisador Embrapa Suínos e Aves Concórdia/SC proferindo palestra sobre: uso do biofertilizante de suínos em sistema de fertirrigação.

Mesa redonda e finalização


SANDRA SANTHANNA
Assessoria Sedraf-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário