1 de março de 2012

Câmara técnica do trigo realiza reunião nesta quinta-feira na Sedraf

 

Acontece nesta quinta-feira (01.03), a 1ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica do Trigo (CTT) do ano de 2012, que apresenta como pauta principal um programa para alavancar o desenvolvimento sustentável da cadeia do trigo no Estado de Mato Grosso, ações do Protrigo (Programa de apoio a Cultura do Trigo), validação de tecnologia e outros. A Câmara vai contar com a participação de 16 membros de diferentes órgãos do Estado e Governo Federal. A reunião será na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), a partir das 8 horas.

O coordenador da CTT e pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Hortêncio Paro, comenta que vão discutir a proposta que foi encaminhada para o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), que prevê recursos para pesquisa e infraestrutura, serão apresentados novos materiais genéticos que foram multiplicados para trigo de sequeiro e irrigado e o preço mínimo do trigo pão.

Será abordado o plantio de trigo de sequeiro, instalados em solos hidromórficos desenvolvidos em terrenos com abundância d’água, ou seja, sob a influência do lençol freático, contendo água até o mês de maio. Paro explica que o plantio de sequeiro acontece em março, o que permite a granação do trigo com água no solo e sem excesso de umidade, evitando doenças na folha e espiga. O trigo irrigado será plantado a partir do mês de maio.

Segundo Paro, a intenção é também mostrar os resultados do Boletim Informativo do Protrigo, referente ao ano de 2011, com dados positivos do município de Primavera do Leste, localizado na Fazenda Cabeceira da Ferradura, com as variedades BR-18 que obteve uma produtividade de 5.700 quilos por hectare, a Supera com 5.200 quilos por hectare e a Brilhante – 5.070 quilos/hectare. A qualidade do trigo foi testada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Trigo, em Passo Fundo, no Estado do Rio Grande do Sul, e todas as variedades são considerados acima da qualidade de trigo pão. “Vamos mostrar a evolução da cultura e as tecnologias utilizadas”, esclarece Hortêncio.

Fonte: Rosana Persona (jornalista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário