15 de setembro de 2011

O Assentamento de Reforma Agrária Sadia I, recebe visita técnica para futuro projeto de Turismo Rural na Agricultura Familiar.

 Sr. Oliveira e Sr. Orídio
 Mapa do Assentamento















Vejam mais fotos abaixo do Texto
No dia 16 de Setembro de 2011, estivemos visitando o Assentamento de Reforma Agrária Sadia I, em visita técnica para futuro projeto de Turismo Rural na Agricultura Familiar.

Esta programação foi demandada pelo Presidente do Sindicato Rural de Várzea Grande Sr. Oliveira e o Presidente da Associação de Produtores Rurais Sr. Orídio Soligo.

O roteiro de acesso ao assentamento é pela BR 163, anda 20 km, vira a esquerda anda mais 7 km em estrada de terra e está na sede da comunidade Sadia I, ás margens do Rio Cuiabá

O assentamento (Comunidade Sadia I) tem uma área total de 6.000 há, distribuídos em 140 propriedades de assentados da reforma agrária, o local tem 7.000 metros de margens do Rio Cuiabá e uma área de 1,600 há de reserva ecológica.

O Rio Cuiabá é um dos atrativos, a reserva ecológica também está neste âmbito de atratividade, o processo de produção está embasada na agricultura e pecuária de subsistência, o assentamento tem mais de 30 tanques de piscicultura, na agroindústria, fabricam doces, queijos, farinhas e artesanatos.

Foram vistas várias áreas  de uso comum, sendo que a antiga sede da fazenda é onde concentra as instalações casas, barracões, escola, curral, açude, estruturas estas que poderão ser adaptadas para o turismo.

Uma novidade para mim (Geraldo Lúcio) foi o desobrimento (conhecimento) da muralha que se encontra escondida em pleno meio da mata, próximo a uns 3 km da sede da comunidade e uns mil metros do rio Cuiabá, esta muralha compreende uma área do tamanho de um campo de futebol, é uma verdadeira muralha feita com adobe, ( terra misturada com barro e pequenas pedras) e tem vários furos que nos remete a um forte de resistência com estes furos para se colocar as armas de fogo.

Quanto a esta muralha as informações são distorcidas, de que foi da guerra do Paraguai, Forte de proteção de garimpo, feita por escravos, feita por índios, enfim o que tem que fazer é um estudo minucioso para se conhecer a verdadeira história desta Muralha e transformá-la em um produto turístico.

Das potencialidades que pudemos ver neste Assentamento, de imediato, poderemos realizar: Caminhadas na Natureza, Cavalgadas, Festival de Pesca Esportiva, Passeios de Bicicleta, Moto e Jipe, os eventos da comunidades poderão ser melhorados com cunho turístico.

A nível de melhoria nas estruturas, isto cabe um melhor estudo, em primeira vista, pode-se dizer sem medo de errar que o Assentamento tem potencialidades para se desenvolver o Turismo Rural na Agricultura Familiar.

O próximo passo será de se reunir com a comunidade (Associação) e a partir desta reunião em a comunidade querendo, se iniciar um processo que irá culminar com um projeto de Turismo, (Roteiro de Turismo Rural na Agricultura Familiar no Assentamento Sadia I)














































Nenhum comentário:

Postar um comentário