18 de agosto de 2011

Confiram a Abertura da Feira do Empreendedor, evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o governo de Mato Grosso e apoio de instituições e da iniciativa privada.














Em sua sétima edição anual foi aberta na noite de ontem, no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá, a Feira do Empreendedor, evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o governo de Mato Grosso e apoio de instituições e da iniciativa privada.

A Feira tem 106 expositores sendo 77 empresas, 13 instituições e 16 empreendedores individuais. O evento acontece até o próximo domingo, de 10 à zero hora com entrada franca.

Com a Feira o Sebrae busca o fortalecimento dos 30.294 empreendedores individuais formais que atuam em todas as regiões de Mato Grosso. Para tanto quer despertá-los e também motivá-los aos incontáveis nichos de mercado que serão abertos tanto em Cuiabá quanto em outros municípios em função da Copa do Pantanal de 2014 – alguns desses nichos já existem e oferecem boas oportunidades de negócios.

O Sebrae conhece bem os empreendedores e sabe que a Feira é o melhor cenário para mostrar caminhos a serem seguidos. Por isso, seus técnicos e do governo debaterão com micro e pequenas empresas o mercado de compras governamentais. Culturalmente o poder público em todas as suas esferas opta por fornecedores de médio e grande portes, salvo alguns setores onde tais categorias não atuam.

Mostrar aos dois lados do ainda inexplorado corredor de negociação empreendedor-Estado o potencial do primeiro e, ao outro, o saldo social em se negociar com essa categoria econômica. Esse será um dos principais enfoques do Sebrae na Feira.

Em nome dos conceitos ambientais, na Feira o Sebrae fará demonstração do ciclo Produção Agroecológica Integrada Sustentável (Pais), para demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade e também para conscientizar o empreendedor.

Os participantes da Feira conhecerão o grau de profissionalismo do empreendedor mato-grossense, a forma de atuação do Sebrae e terão contato direto com o leque de atividade desenvolvida por essa categoria em Cuiabá, Várzea Grande e nos municípios do interior.

Que os expositores e empreendedores visitantes não se limitem a assistirem palestras e ouvirem as sugestões que lhes serão dadas, pois os principais personagens do evento são eles, que produzem, geram empregos, recolhem tributos e promovem desenvolvimento econômico e social em Mato Grosso e pelo Brasil afora.

O Sebrae tem conceitos acadêmicos e o governo dita normas, mas quem é o grande agente do desenvolvimento é o empreendor, que além de empreender como o próprio nome sugere, tem conhecimento prático do que faz.

Portanto, sem prejuízo de ouvir e sem se recusar a aceitar as boas práticas recomendas, o empreendedor, além de ouvir as palestras magnas, tem que falar, cobrar, sugerir, reclamar e não se deixar intimidar, porque toda a estrutura montada para a Feira é bancada por ele direta e indiretamente e nessa condição é dono da casa e tem que se fazer ouvir.



O empreendedor, além de ouvir as palestras magnas, tem que falar, cobrar, sugerir, reclamar...

Fonte: Diario de Cuiabá

Fotos: Geraldo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário