22 de agosto de 2011

A Comunidade Quilombola do Jejum, recebe também os técnicos da SEDTUR e do MOB/IBAM




















Nesta sexta feira dia 19 de agosto, estivemos (SEDTUR e MOD/IBAM),  também na Comunidade do Jejum, fomos recebidos pela dona Olga e seu esposo Sr. Joaquim, esta comunidade está no mesmo eixo (estrada) da Campina de Pedra e do Imbê.
A Comunidade Quilombola do Jejum,  tem como atração para os visitantes os remédios naturais feitos pela dona Olga Souza, carinhosamente chamada de Dr. Olga do Jejum.

 Ela produz diversos tipos de garrafadas e sabonetes que são utilizados para curar vários tipos de doenças, o uso e costume na ciência com as curas através das plantas medicinais sempre estiveram presente principalmente nos conhecimentos mais idosos.
Na nossa visita dona Olga mostrou várias raízes, folhas e garrafadas já processadas, ela conta que utiliza como diluente, agua ardente ou água natural, depende do cliente, e pode até ministrar uma de suas receitas caseiras para o nosso amigo Felinto que estava com os pés inchados - Ela fez várias perguntas antes da receita, e mandou ele fazer alguns exames com médicos - mas garantiu que os seus pés irão desinchar.

Dona Olga tem a sua lavoura (horta_ medicinal, em sua propriedade, mas basta uma caminhadas por propriedades vizinhas para identificar plantas medicinais.

Ela atuou muitos anos como agente de saúde aprendeu na teoria e na prática tudo o que executa e ensina para a nova geração, sua fama se estendeu pelo mundo globalizado através da internet.

Suas histórias de vida quando fala de antepassados é fantástica, no passado eles eram donos de toda região desde Campina de Pedra até próximo de Poconé, isto ela fala para todos que a visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário