23 de junho de 2011

A Bacia do Rio Cuiabá é importante na formação do Pantanal Mato-grossense e para outras partes do Brasil e do mundo





A Bacia do Cuiabá inclui o trecho de 100.000 km2, percorrendo 828 km até chegar ao Rio Paraguai.

Com vários tributários a montante de Porto Cercado,a bacia do Rio Cuiabá, inicia na região do município de Nobres, mais caudaloso pela afluência do rio Manso, passa a se chamar Rio Cuiabá, com largura média de 150 m, seus principais afluentes são o Ribeirão Pari e os Rios Manso, São Lourenço e Coxipó.

O Rio Coxipó, passa por todo o município de Cuiabá, com a sua cabeceira no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães encontra o Rio Cuiabá na comunidade de São Gonçalo Beira-Rio que segue seu destino a caminho do Rio Paraguai e Pantanal.

A bacia ainda tem várias zonas de proteção ambiental - o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, localizado perto da foz do Rio Cuiabá; o Parque Nacional Chapada dos Guimarães, localizado no trecho alto da bacia, e uma Área de Proteção Ambiental (APA).

O município de Cuiabá se destaca em recursos hídricos com seus diversos rios, ribeirões e córregos formadores da Bacia do Rio Cuiabá que circula toda capital, tem Rio Cuiabá como importante e principal afluente da bacia do Rio Paraguai, integrante da bacia Platina.

O Rio Cuiabá é o principal na formação da Bacia Hidrográfica subdivide-se em Alto, Médio e Baixo Cuiabá, suas nascentes estão nas encostas da Serra Azul, município de Rosário Oeste, na junção dos então denominados rios Cuiabá da Larga e Cuiabá Bonito.

Ambientalmente falando, a situação hídrica/ambiental da bacia do rio Cuiabá tem um complicador em funcão da ocupação humana e das características topográficas da região, a qualidade das águas no trecho superior da bacia é afetada pela sedimentação e alteração dos padrões de ocupação do solo.

Os solos arenosos e a topografia acidentada desta região produzem elevadas taxas de sedimentação, principalmente com o desmatamento indiscriminado das matas ciliares, que tem causado vários tipos de erosão: (laminar,em sulcos e voçorocas)

Ao longo dos seus 828 km de extensão, o Rio possui uma área 16.000 ha de Preservação Permanente (APP), da qual aproximadamente 2.000 ha encontram-se degradadas, pela intervenção humana processo que só poderá reversível por incrível que pareça, com a intervenção do próprio homem.

A Bacia do Rio Cuiabá é importante na formação do Pantanal Mato-grossense e para outras partes do Brasil e do mundo, mas, sobre tudo em um contexto regional, é muito importante pela sobrevivência de cerca de 75% da população do estado de Mato Grosso


Elaboração: Geraldo Lúcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário