17 de maio de 2011

Equipe mista cacerense leva o principal prêmio do 31º Festival de Pesca de Cáceres





 
A equipe Ciber Mato Grosso, formado por dois homens e uma mulher foi à grande campeã do 31º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIP), que começo no dia 7 e terminou ontem, 15, em Cáceres.

Pescando juntos pela primeira vez, graças à alteração promovida no regulamento da competição, Alex Fabiano e Karina Silva, levaram para casa um Fiat Uno Mile avaliado em R$ 37 mil reais. Eles capturarem 44 espécies durante as oito horas de duração da prova realizada na manhã de domingo, 15.

A premiação foi entregue pelo prefeito Túlio Fontes e pela primeira dama Gisele Fontes, durante solenidade realizada na noite de domingo, 15, na Praça de Eventos.

Os campeões elogiaram a organização do evento e parabenizaram o prefeito pela decisão de promover a participação de equipes mistas. “Se não fosse por isso, talvez não fossemos os vencedores”, comentou Alex.

A vice-campeã deste ano foi a Equipe Feijão da Casa composta por Wilson Vançam, Francisco Yano e Paulo Muniz, que capturaram 25 espécies e receberam como prêmio um barco de alumínio e um motor de popa de 25 HP.

A equipe também foi à grande campeã da Pesca de Canoa. Atraídos pela emoção da pesca artesanal e pela premiação, o trio “arrebentou na pesca do “Jurupencem” e faturou o prêmio inédito de um barco de alumínio e um motor de popa de 25 HP.

Em terceiro lugar ficou a Equipe Juba, que levou um motor de 15 HP e em 4º a estreante Equipe Dois Cunhados que também levou um barco de 15 HP.

A 5ª colocada foi a Equipe da Drogaria Joaquim Murtinho que levou um barco de 6 metros e em 6º ficou a Equipe Os Bolinhas, que faturou o mesmo prêmio.

Como inovação deste ano, a organização também premiou o 7º, 8º, 9º e o 10º colocado. O sétimo lugar ficou com a Equipe Dois Malucos e um Louco que levou um barco de alumínio. O 8º foi a Equipe Os Bartiras que ganhou um climatizador de ar.

A Equipe Só Alegria de Porto Esperidião ficou em 9º Lugar e recebeu um motor elétrico. O décimo colocado foi a Equipe Os Caçulos que ganhou um gerador de 950 watts.

E as surpresas não pararam por ai. Pela primeira vez na historio do FIP, o prêmio para o maior peixe das competições de pesca foi entregue a uma equipe que disputou a Pesca de Canoa.

A equipe Unidos Pescador, composta por Geraldo Magela e Adão do Carmo, ganhou um motor de popa de 20 HP por ter fisgado no dia 8, usando uma linhada de mão, um Pacu de 53 centímetros.

A família Reis da Equipe Caraja, que pela primeira vez em muitos anos não esteve no pódium da Pesca Motorizada, foi à vice campeã da Pesca de Canoa faturando um motor de 15 HP.

A Equipe Ju, conquistou o terceiro lugar em levou um motor de popa de 15 HP. A Equipe Unidos Pescador que levou um motor de 20 HP pelo maior peixe do FIP, faturou um barco de aluminou por ter ficado em 4º lugar.  A Equipe Pochu, foi a 5º colocada e ganhou um Gerador.

Apesar de ter reunido apenas 68 competidores, a Pesca de Canoa deve se transformar nos próximos anos na grande vedete do FIP. A avaliação é do dentista Wilson Vançam, que este ano compôs a equipe campeã da competição.

Ele diz que a emoção da pesca artesanal, aliada a valorosa premiação, deve fazer muitos competidores migrar para categoria ou disputar as duas como ele fez.

Infanto Juvenil

Um total de 667 crianças participaram da competição Infanto Juvenil realizado no sábado, 14. Assim como na Pesca Motorizada, Pesca de Canoa e nas demais competições esportivas inseridas no evento, o torneio Infanto Juvenil teve um excelente incremento na premiação.

O campeão da categoria Juvenil, por exemplo, Roni Henrique Ferreira da Silva, ganhou um netebook e um plano de saúde. O vice campeão Mateus Medeiros Oliveira também recebeu um netebook.

O terceiro colocado Lucas Garcia ganhou uma bicicleta assim como a 4ª colocada Ana Lívia Pereira do Nascimento. O 6º colocado Luan Cristian Silva Correia ganhou um celular.

O campeão da categoria Infantil, Lucas Oliveira da Silva de oito anos também ganhou um netebook. O mesmo prêmio foi dado a Leonardo Henrique Hurtado, o segundo colocado da categoria.

O terceiro colocado Guilherme da Silva Landes levou uma bicicleta assim como o quarto colocado Anderson Correa dos Santos.

No encerramento da premiação, o prefeito Túlio Fontes agradeceu aos patrocinadores, o governo do Estado, forças de segurança, sociedade organizada e principalmente os servidores da prefeitura, que mais uma vez ajudaram a realizar com sucesso o maior evento do calendário turístico de Mato Grosso.

“Não tenho palavras para expressar nossa gratidão a todos. Mais que uma festa, vocês ajudaram a realizar um evento que promoveu a geração de emprego e renda para centenas de pessoas”, completou.

Atestando mais uma vez, que a decisão da mudança da data do evento de setembro para maio foi acertada, a coordenação do FIP contabilizou a captura de mais 500 espécies, entre elas, pintados, jaus, jiripocas, barbados, pacus, jurupençens e dourados. Este ultimo não pode ser contabilizado porque a sua captura está suspensa na região por resolução do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

O FIP foi aberto no dia 7 de maio e terminou neste domingo, 15. Estimativas da Policia Militar indicam que durante os nove dias do evento, cerca de 300 mil pessoas circularam pela Praça de Eventos onde foram realizados shows nacionais com o Paralamas do Sucesso, Andre Valadão, Ara Ketu, Fagner e Bonde do Forró.
O tamanho do evento somado as 207 equipes da Pesca Motoriza, 667 da pesca Infanto Juvenil e as 68 da Pesca de Canoa, renderam a Cáceres o titulo de capital nacional da pesca esportiva. O prêmio foi concedido na noite de domingo pelo auditor do Rank Brasil (Livro dos Recordes Brasileiro), Luciano Kadari.

Levantamentos preliminares da Secretaria de indústria e Comércio de Cáceres, indicaram que o Festival movimentou R$ 5 milhões de reais e promoveu a geração de 2 mil empregos temporários.

Fonte: PMC
Foto: Pedro Miguel

Nenhum comentário:

Postar um comentário